XVII SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – Primeiras atividades aconteceram ontem

CRUZ ALTA – O XVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Cruz Alta teve início na manhã da última terça-feira (06), no Salão Nobre do Campus. A primeira atividade do evento foi um encontro direcionado aos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica Pibic/CNPq e Probic/Fapergs. A reitora da Unicruz, Elizabeth Dorneles, participou da mesa oficial e abriu os trabalhos do Seminário. “A Instituição está em processo de verticalização em pesquisa e este Seminário é muito pertinente na construção de novos ensinos, pois entendo que a ciência é um território movediço”, destacou. A Reitora ainda parabenizou a comissão organizadora pela escolha do tema desta edição, que remete ao aprofundamento em estudos inexplorados: Ciência, Reflexividade e (In)Certezas.

Ainda durante a manhã, uma palestra foi ministrada pelo egresso do curso de Ciências Biológicas da Unicruz e doutorando na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Jeandre Augusto dos Santos Jaques. Ele abordou os passos que um acadêmico deve seguir durante sua trajetória como pesquisador e deu dicas de ferramentas que podem auxiliar na elaboração de um estudo, como softwares e sites de busca. Ele também esclareceu que a utilização de temas inderdisciplinares é um aliado na construção de pesquisas. Ao final do primeiro turno de Seminário, os trabalhos Pibic/CNPq e Probic/Fapergs inscritos na área de Ciências Agrárias foram apresentados sob a mediação do docente da UFSM, Leandro Souza da Silva.

O Seminário tem sequência à tarde e à noite com palestras, sessões de comunicação oral e pôster, minicursos e apresentação de trabalhos Pibic/CNPq e Probic/Fapergs nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências Humanas e Comunicação. A abertura oficial do evento será na quarta-feira (07), às 19h30min, no Ginásio II do Campus Universitário, e a programação encerra na quinta-feira (08) no turno da noite.

(Assessoria de Imprensa – Unicruz)

Compartilhe: