Bento XVI decidiu renunciar ao posto de líder mundial da Igreja Católica e deixa o cargo neste dia 28 de fevereiro de 2013. Aos 85 anos, o terceiro papa mais velho da história – atrás apenas de Leão XII, que morreu aos 93 anos, e Clemente X, que chegou aos 86 anos – alegou que sua condição de saúde já não é adequada para o exercício das funções. Joseph Ratzinger é o 265º papa da Igreja Católica, e o primeiro a renunciar desde Gregório XII, em 1415.
O primeiro papa na Igreja Católica foi São Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Nascido em 10 a.C, Simão Pedro exerceu seu pontificado entre os anos 30 e 67. Ele é considerado o fundador, com São Paulo, da Igreja. O cargo de primeiro papa, porém, só foi dado a Pedro muitos anos depois: tal título começou a ser usado apenas cerca de dois séculos mais tarde.
Bento é o segundo nome papal mais frequente, junto com Gregório: ambos foram usados 16 vezes até 2013. O nome mais adotado entre os pontífices é João, utilizado por 23 papas diferentes. No entanto, há algumas lacunas nesses casos: nunca houve um João XX, e João XVI e Bento X são considerados antipapas pela Igreja Católica – não constando, assim, na lista sucessória de papas.
Durante um período na história, houve mais de um papa reivindicando poder sobre a Igreja: foi o Grande Cisma do Ocidente, uma crise religiosa que ocorreu na Igreja Católica de 1378 a 1417. Nessa época, houve um papa em Roma e outro em Avignon, na França – posteriormente, também em Pisa, na Itália, haveria outro religioso afirmando ser o legítimo líder da cristandade. Quando o cisma terminou, o papado foi estabelecido definitivamente em Roma e os demais pontífices do período foram declarados antipapas.
Confira nas tabelas abaixo o nome de cada pontífice, seu local de nascimento e duração do papado, divididos de acordo com o século em que foi iniciado.
Terra