Violência Sexual de Crianças e Adolescentes é tema de teatro promovido pela Administração Municipal

Postado em 14 maio 2022 06:31 por jeacontece
15.292.411/0001-75

A Administração Municipal de Quinze de Novembro, através do Departamento Municipal de Educação com apoio da Rede de Apoio a Escola (RAE), promoveu nessa semana um teatro/palestra sobre a Violência Sexual, abordando o abuso infantil e orientando como pedir ajuda. Essa, e demais ações realizadas acerca do tema, fazem alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental ao 9º ano das Escolas Municipais e Estadual, participaram da atividade intitulada “Nosso Segredo”, para estimular os adolescentes e reforçar a necessidade de denunciar o problema, além de trazer ao debate diversos tipos de abuso, como aliciamento, assédio e estupro e qual a melhor maneira de prestar queixa nesses casos.

Estiveram presentes na ocasião, o vice-prefeito, Marcos Petri, a Coordenadora de Educação e Desportos, Michele Prante, membros do Departamento de Saúde, Vereadores, Brigada Militar, Conselheiros tutelares, CRAS, professores e servidores públicos.

O Vice-Prefeito, Marcos Petri, comenta que por ser um crime silencioso, é importante que a população fique sempre atenta aos menores sinais. “Costumo destacar que é desejo da nossa Administração Municipal cuidar das pessoas, por isso, trouxemos esse teatro para abordar um tema muito importante e atual, para que em casos de suspeita, o que não é uma tarefa fácil, a vítima se sinta confortável para denunciar o abuso. Mas também que os profissionais da Educação fiquem atentos a alterações repentinas no comportamento”.

A Coordenadora de Educação, Michele Prante, também fez o destaque da importância do papel da família. “Pedimos aos pais para que observem, essa é a estratégia, os sinais de sofrimento são expressos em distúrbios de sono e alimentação, mudanças no comportamento, queda do rendimento escolar e crises constantes de choro, além de inquietação ou retraimento e isolamento”.

Se você tiver suspeita ou conhecimento de algum tipo de violência sexual, denuncie! O contato pode ser feito com o Conselho Tutelar pelo telefone (54) 99143-0403 ou através do Disque 100, sendo esse um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, o qual recolhe e encaminha dados aos órgãos competentes. A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita anonimamente.

O Disque 100 acolhe também denúncias que envolvam violações de direitos de toda a população, especialmente os Grupos Sociais Vulneráveis, como pessoas em situação de rua, idosos, pessoas com deficiência e população LGBT.

Por que 18 de Maio?
O dia 18 de maio foi definido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes devido a um caso emblemático. A menina Aracelli, com oito anos, vivia em Vitória, no Espírito Santo, e nessa data, em 1973, desapareceu da escola, sofreu violências e foi assassinada.

Postado em 14 maio 2022 06:31 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop