VIII Semana Acadêmica de Biomedicina encerrou nesta semana

Postado em 16 junho 2012 08:18 por jeacontece
15.292.411/0001-75

CRUZ ALTA – Encerrou na última quinta-feira (14), no Salão Nobre do Campus Universitário, a VIII Semana Acadêmica de Biomedicina da Universidade de Cruz Alta. A noite de encerramento contou com duas palestras: ”Aplicações da Biologia Molecular na rotina clínica” e “Biomedicina Estética: uma nova área de atuação do biomédico”.

Durante toda a semana, professores e acadêmicos do Curso estiveram envolvidos em atividades práticas e palestras. Na tarde de quarta-feira (13), os acadêmicos aprofundaram o conhecimento através dos minicursos “Espermograma na Rotina Clínica” e “Coleta Endovenosa”, ministrados pelas farmacêuticas Angela Casagrande e Biomédica Mariane Arnoldi, respectivamente. Também à tarde, os alunos conheceram um pouco mais sobre a área de pesquisa, com a palestra “Efeito antinoniceptivo e anti-inflamatório da planta Jatropha isabelli em modelos de gota em ratos”, ministrada pela doutoranda em Bioquímica Toxicológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cássia Regina da Silva.

À noite houve palestras abordando a atuação do biomédico no Banco de Pele, com a biomédica Carolina Franke, do Banco de pele da Santa Casa de Porto Alegre. Carolina destacou as técnicas e procedimentos realizados para retirada, processamento, armazenamento, disponibilização e utilização de pele humana utilizada no tratamento e recuperação de pacientes vítimas de queimaduras. Segundo a Biomédica, para a execução destes procedimentos, é necessária uma atuação multiprofissional, na qual os biomédicos estão merecendo destaque.

Em seguida a biomédica Simone Cogo Fontoura, egressa da primeira turma da Unicruz, abordou Casos clínicos em Citopatologia, promovendo uma discussão entre os alunos. Simone, que atua como responsável técnica do Laboratório de Citopatologia IPC Medicina Diagnóstica, em São Borja, ressaltou a importância da atuação do biomédico na prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, uma doença que ainda apresenta alta incidência na população feminina.

Na quinta-feira à tarde as atividades seguiram com os minicursos “Fundamentos e práticas em parasitologia clínica” e “Marcadores de estresse oxidativo”, ministrados respectivamente pela parmacêutica Elaine Diertele e biomédica Adriana Santi.

A programação da Semana Acadêmica de Biomedicina fez parte da III Semana Integrada do Centro de Ciências da Saúde da Unicruz.

Unicruz

Postado em 16 junho 2012 08:18 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop