Inicia nesta quarta-feira (01/11), a segunda campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul em 2017. A imunização vai do dia 01º de novembro até o dia 30 do mesmo mês.
A Inspetoria Veterinária de Victor Graeff informa aos criadores de rebanho bovino que a etapa compreende a vacinação dos bovinos de 0 a 24 meses de idade.Nesta etapa não haverá doação de vacinas pela Inspetoria, ou seja, todos os criadores deverão adquirir a vacina das casas agropecuárias credenciadas e após comparecer na Inspetoria para a apresentação da nota fiscal de compra e para declarar os animais vacinados.
O prazo máximo para a comprovação da vacinação é de 05 dias úteis, após o término da etapa (07/12).
Aqueles que não comprovarem a vacinação sofrerão sanções, conforme determinação do Decreto Estadual n° 52.434/2015 e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos.
A Febre Aftosa é conhecida por ocasionar grandes impactos econômicos e sociais nos locais onde ocorre. Os últimos focos no RS foram registrados nos anos de 2000 e 2001 e tiveram como consequências diretas o sacrifício de mais de 26 mil animais e o gasto de aproximadamente R$ 11 milhões em ações sanitárias para a contenção da doença.
Com informações da redação da Coordenação do Programa de Febre Aftosa da SEAPI/RS