VICTOR GRAEFF – Secretaria de Saúde realiza evento integrado de conscientização sobre câncer de mama e próstata

A Secretaria de Saúde e Assistência social de Victor Graeff realizará um evento integrado para tratar sobre o câncer de mama abordado na campanha do Outubro Rosa, juntamente com o câncer de próstata abordado na campanha Novembro Azul.

O evento que ocorre nesta quarta-feira (05/11), a partir das 13h, no Salão Evangélico, une palestras de prevenção tanto para as mulheres e homens.

O encontro tem o objetivo de sensibilizar e alertar as mulheres sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce, do auto-exame do câncer de mama, além de ações de orientação aos homens sobre o câncer de próstata, importância do exame preventivo e PSA para diagnóstico precoce da doença.

O Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Marcos Roberto Petri, lembra que no último ano mais de 500 mulheres lotaram o pavilhão e que nesse ano o evento integrado deve trazer não só elas, mas os homens do município, para acompanharem as palestras com médicos especialistas nas doenças.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que surgiu na década de 90 e tem como objetivo mobilizar a sociedade sobre a importância do exame preventivo de câncer de mama. O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.

A doença é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países desenvolvidos, como em desenvolvimento. Suas taxas de incidência variam entre as regiões, com as maiores taxas em 2012 na Europa Ocidental (96/100 mil) e as menores na África Central e na Ásia Oriental (27/100mil)

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados no Brasil em 2014 57.120 casos novos, com risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres; enquanto que nas capitais do país, estima-se 19.170 casos novos com um risco estimado de 80,67.

Alguns fatores de risco para desenvolver o câncer de mama são bem conhecidos, como o envelhecimento, a vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, sedentarismo, entre outros.

Novembro Azul

O Novembro Azul visa conscientizar o sexo masculino nos aspectos da prevenção do câncer de próstata, importância do exame preventivo e o diagnóstico precoce da doença.

Em menos de 30 anos, a taxa de mortalidade nos homens brasileiros por câncer de próstata aumentou mais de 95% e é o segundo câncer mais comum entre os homens. De acordo com o Ministério da Saúde, são mais de 50 mil casos novos todo ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros.

A doença

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula.  Em 2013, a Sociedade Brasileira de Urologia iniciou uma nova recomendação, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos: o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)

Compartilhe: