A Secretaria Municipal de Educação de Victor Graeff, através de sua Assessora Pedagógica Municipal, Natalia Wilhelmsen, esteve realizando, na manhã do dia 01 de junho, a entrega de diversos livros sobre o ensino da cultura e história afro-brasileiras, africanas e indígenas na EMEF Marcílio Dias.
A medida leva em conta a lei aprovada em 2003 que estabelece o ensino dos temas nas escolas municipais, onde os municípios e escolas devem cumprir a legislação e inserir nos currículos da educação básica esses determinados temas.
O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a educação das relações étnico-raciais se desenvolverão no cotidiano das escolas, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, como conteúdo de disciplinas, particularmente, Educação Artística, Literatura e História do Brasil, sem prejuízo das demais, em atividades curriculares ou não, trabalhos em salas de aula, nos laboratórios de ciências e de informática, na utilização de sala de leitura.
Ele deve ter três princípios: consciência política e histórica da diversidade; fortalecimento de identidades e de direitos; ações educativas de combate ao racismo e às discriminações. Os princípios se desdobram em diversas ações e posturas a serem tomadas pelos estabelecimentos de ensino.
(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)