Peça teatral foi elaborada e encenada pela equipe de profissionais da saúde.
Na última semana, estudantes das escolas EMEFs Marcilio Dias, Leonel de Moura Brizola, EMEIs Cantinho do Amor e Felippe Alflen, Jomac e Apae Novo Horizinte tiveram a oportunidade de assistir no Centro de Eventos Municipal um teatro educativo, elaborado e encenado pela equipe de profissionais da rede municipal de saúde.
A encenação teve como tema a prevenção à dengue, zika vírus e febre chikungunya, e representou a realidade de uma cidade que inicialmente está bem cuidada, sem lixo acumulando água, mas com o passar do tempo se torna desorganizada e começa a ficar tomada pelo lixo e acumulando água, local onde o mosquito Aedes Aegypti, transmissor destas três doenças se reproduz.
Na história algumas pessoas começam a adoecer e apresentam sintomas das três doenças e partir disso são feitos vários questionamentos, sendo então abordado sobre o mosquito, as formas de tratamento das doenças e os cuidados que devemos ter para evitar sua proliferação.
De acordo com a vigilante em saúde Veridiane Mallmann, autora da peça, o objetivo da representação foi trazer as crianças para dentro da realidade sobre os cuidados com o mosquito. Ainda conforme a vigilante já existia a ideia inicial em desenvolver um trabalho diferenciado com as escolas para abordar sobre o tema e com a adesão do município ao PSE – Programa Saúde na Escola, a ideia foi colocada em prática com a colaboração de alguns profissionais da saúde.
Fizeram parte do elenco do teatro: Ana Paula Roethig do Nascimento – Enfermeira; Ana Luiza Schaffazick – Nutricionista e Coordenadora do PSE na Secretaria de Saúde; Aura Maria Nassif – Psicóloga; Elisa Winter, Gersi Vieira, Tânia Cavalheiro – Agentes Comunitárias de Saúde; Josiane Narciso – Auxiliar de Serviços de Saúde; Leticia Schneider – Técnica de Enfermagem e Veridiane Mallmann – Vigilante em Saúde.