VICTOR GRAEFF – Prefeitura homenageou a mãe dos jardins

Victor Graeff é conhecida não só pelas belezas da Mais Bela Praça do Estado, a Praça Municipal Tancredo Neves, mas também pela beleza dos jardins e como a Praça, eles também tiveram alguém para dar aquele pontapé inicial.

Na noite do dia 22, durante o encerramento das Programações do Natal Mágico, a idealizadora dos jardins em Victor Graeff recebeu uma justa homenagem. Considerada a mãe dos jardins no município, a senhora Delci Gniech, recebeu uma placa pelos trabalhos prestados no incentivo ao turismo no município.

De acordo com Delci, o gosto pelas flores vem de berço, herdou de sua avó. “Sempre tive flores e sempre gostei de flores, herdei isso da minha avó. Hoje meus jardins já têm mais de 25 anos. O gosto pelas flores eu já tinha, em um período da minha vida enfrentei uma depressão grave e foi ai que me vi desafiada a fazer algo para passar o tempo e para buscar uma melhora, então comecei com os jardins e desde então não parei”, explica.

De acordo com ela as primeiras visitas ao seu jardim, localizado em Barro Preto no interior do município, ocorreram por volta de 1998.  Ao mesmo tempo várias produtoras do município possuíam jardins, e foi através de conversas, reuniões e cursos que no ano de 2005, foi criada a Associação das Topiarias, Flores e Aromas, que hoje conta com sete jardins, além de um camping e da Praça Tancredo Neves.

“O roteiro foi formatado em 2005, com grande apoio da Emater, na época a extensionista era a Roseli Muneroli, outra apaixonada por flores”, explica Delci.
O gosto pelas flores também virou um negócio de família, hoje a filha Anegrid, administra uma floricultura na propriedade onde o jardim foi construído. São mais de 3.5 mil m² com flores e folhagens.

Hoje com 71 anos, dona Delci mora no município vizinho de Ernestina, mas continua passando mais de quatro horas diárias no cuidado com as flores, as vezes na cidade e as vezes no interior de Victor Graeff.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)

Compartilhe: