VICTOR GRAEFF – Novos equipamentos para melhor atender o homem do Campo

Postado em 12 fevereiro 2014 08:56 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Victor Graeff recebe melhoria na sala da Inspetoria de Defesa Agropecuária

O município de Victor Graeff recebeu na tarde de ontem, segunda-feira (10), a modernização da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA). Os novos equipamentos (computadores, mesas, cadeiras, ar condicionado e outros) foram entregues pelo secretário estadual da Agricultura,  Luiz Fernando Mainardi.  Estiveram participando da entrega diversas autoridades e lideranças municipais, dentre elas o Prefeito Municipal Cláudio Afonso Alflen, Vice Prefeito, Gilmar Appelt, os vereadores, Adriano Mattge, Ivanir Urbano Born e a vereadora Adriana Neuhaus, além da chefe do escritório local da Emater, Ana Maria Knoff.

O Prefeito Cláudio na oportunidade explicou sobre a economia do município e fez duas reivindicações, a primeira incluir Victor Graeff como beneficiário do Susaf(Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte) para receber equipamentos e recursos do mesmo, a segunda reivindicação foi a solicitação de apoio aos pequenos produtores do município.

“A nossa produção de grãos e leite movimenta a cidade e responde por 85% da economia. Vem do campo a diversidade de produtos das agroindústrias vendidos somente no mercado local, e para expandir os negócios e aumentar a renda dos produtores, nós solicitamos a inclusão no Susaf” explica Alflen.

A solicitação de inclusão no Susaf já passou pela primeira fase de auditoria documental realizada pela Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) e a segunda deve acontecer na próxima semana e definirá, conforme as exigências, se o Sistema de Inspeção Municipal (Sim) está apto a ingressar no sistema vinculado à Secretaria da Agricultura, podendo comercializar seus produtos em todo o Estado.

Se caso aprovado Victor Graeff receberá através de uma parceria entre Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Secretaria da Agricultura, um kit com veículo, computadores e outros acessórios. Esse kit será doado somente aos primeiros 40 municípios aprovados pelo Dipoa.

“É uma forma de incentivá-los a participar. Sabemos dos problemas financeiros que enfrentam as prefeituras. Por isso, estamos ajudando com esses equipamentos cujos recursos foram liberados pelo MDA e têm contrapartida do Estado”, afirmou Mainardi.

Conforme o Prefeito Municipal a outra solicitação feita pelo Administrativo Municipal diz respeito ao apoio aos pequenos agricultores e produtores do município. “Nós fizemos o pedido de uma camionete para deslocamento do pessoal ligado a agropecuária pelo interior; a doação por parte do Estado de cinco mil toneladas de pedra brita para colocação em pátios e nas estradas de acesso as propriedades que trabalham com a produção leiteira; doação de cinco mil metros quadrados de paralelepípedos para o calçamento dos tambos de leite e arredores do mesmo, visando evitar atoleiros e melhor condições de trabalho aos produtores” salienta Cláudio.

Após ouvir atento as solicitações do Prefeito Cláudio Alflen o secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi sugeriu à prefeitura que participe de alguns programas da Secretaria da Agricultura para irrigação e qualificação da atividade leiteira. Ele Explicou que tanto o Mais Água, Mais Renda quanto o Mais Leite de Qualidade subvencionam até 30% o investimento do produtor em equipamentos de irrigação ou resfriadores de expansão e ordenhadeiras.

“O Estado nada mais faz do que devolver ao produtor o investimento que ele se dispõe a fazer ao gerar mais renda na propriedade e, consequentemente, ICMS para o governo. Apostando nos produtores e na sua capacidade de produzir e diversificar a produção, é a aposta que fazemos no desenvolvimento do Rio Grande”, concluiu Mainardi.

Na oportunidade, o prefeito Cláudio convidou Mainardi e os presentes a participar do 13º Festival Nacional da Cuca com Lingüiça, que ocorre de 10 a 14 de março. O secretário ficou animado com o convite e explicou que já visitou no ano passado o Festival e que depois de um dia longo de trabalhos na Expodireto todos tem o direito e devem vir até Victor Graeff para se divertirem.  Após receber o convite o Secretário se deslocou até a Praça Municipal Tancredo Neves onde fez vários registros fotográficos.

(Texto e fotos: Douglas Schaeffer – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)

Postado em 12 fevereiro 2014 08:56 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop