VICTOR GRAEFF – Município tem decreto de emergência homologado

Documento foi reconhecido no dia 14 de novembro

Foi divulgada no Diário Oficial da União no último dia 14 de novembro, a homologação dos decretos de situação de emergência em vários municípios do Estado. Entre eles, a Portaria 307 que reconhece a situação de emergência em Victor Graeff.

A partir dessa divulgação a Administração Municipal, elaborou uma série de documentos e relatórios comprobatórios que mostram e exemplificam a situação das estradas e das lavouras no município. Esses documentos foram encaminhados para o Ministério da Integração Nacional, para futuros repasses de recursos.

De acordo com o Prefeito Municipal Cláudio Afonso Alflen, essa homologação possibilita a vinda de recursos para o município, não só para recuperar estradas, mas também para auxiliar nas perdas nas lavouras. O decreto reconhecido possibilita que os agricultores do município solicitem seguros agrícolas, como o Pró-Agro.

O Decreto Emergência, expedido pela Prefeitura Municipal de Victor Graeff no início de novembro, levou em consideração as fortes chuvas que atingiram o município nos meses de setembro e outubro.

Naquele período foram mais de 750 milímetros de chuvas que causaram danos às lavouras e estradas. As perdas foram grandes, no setor agrícola várias culturas foram atingidas, o trigo teve perdas de 60%, a cevada mais de 80%; a cultura da aveia teve perdas de 60% e a canola somou prejuízos de 80%.

Os prejuízos no setor agrícola giram em mais de R$ 4, 7 milhões. No setor público a infraestrutura de estradas, pontes, pontilhões, bueiros e sarjetas foi altamente atingida pelas enxurradas. Mais de 120 km de estradas vicinais foram afetadas, além de pontes e pontilhões. A Administração estipulou que para essa recuperação são necessários aproximadamente um milhão de reais.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)

Compartilhe: