VICTOR GRAEFF – Mais capacitação para os produtores victorenses

Postado em 31 outubro 2017 07:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA), desenvolvida pelo Ministério da Agricultura com coordenação nacional da UFPR- Universidade Federal do Paraná e coordenação Estadual da UFGRS – Universidade federal do Rio Grande do Sul que foi viabilizado e ampliado pela parceria Juntos Para competir (SEBRAE/RS, SENAR/RS, e FARSUL).

é uma iniciativa do SENAR/RS, SEBRAE/RS e FARSUL,  em parceria com o Sindicato Rural de Não-Me-Toque está proporcionando a 35 produtores dos municípios de Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos a oportunidade de maximizar a sua produção leiteira.

Assim como as demais cadeias produtivas, a pecuária leiteira tem sofrido transformações, avançando principalmente no que diz respeito a produção elevada com diminuição de custos mantendo um padrão de qualidade, porém esses avanços muitas vezes demoram muito até chegar ao pequeno produtor rural, responsável por boa parte dessa produção e que tem no leite sua principal fonte de renda.

Em inúmeras propriedades os elevados custos para produção fazem com que o produtor abandone o rebanho e passe a buscar novas alternativas para manter-se no campo, porém em Victor Graeff os produtores caminham na direção contrária, crescendo e investindo cada vez mais em suas propriedades, como é o caso de Adriano Mattge organizou amigos produtores para participar do programa o PISA, por ter percebido na proposta do programa uma possibilidade de crescer no mercado melhorando a qualidade de vida de todos.

Sua propriedade localizada em Posse Müller/Victor Graeff conta com um rebanho produtivo de 40 animais responsáveis pela produção de 24 mil litros mensais entregues a empresa Nestlé. O investimento em seus sistema de produção faz com que a qualidade do produto seja reconhecida, alcançando o preço médio dos últimos 9 meses de R$ 1,50 por litro com um custo aproximado de produção de R$ 0,85. ( eu não tenho esse dado do custo de produção do Adriano)

O segredo do sucesso da produção de Adriano está ligado diretamente a metodologia implantada pelo programa, que faz um diagnóstico de toda propriedade, desde o uso do solo a sua infraestrutura, recursos humanos, gestão operacional, produção e produtividade, custos e receitas, sanidade, nutrição, genética e a qualidade ambiental para um planejamento específico, fazendo com que a produção mantenha-se em seu nível elevado em todos os aspectos. Desde 2015 quando iniciou no programa até os dias de hoje, a produção diária de Adriano teve um aumento de 206 litros diários.

Marcos Nunes Costa, consultor técnico da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios relata que a propriedade está em constante evolução em seu sistema de produção, implementando tecnologias que atende a necessidade do produtor de forma a tornar a propriedade equilibrada economicamente e ambientalmente sustentável. Várias mudanças acorreram na propriedade no decorrer do projeto relata Marcos, sendo que a propriedade utiliza os recursos naturais de forma responsável além de tecnologias de baixo custo tais como a utilização do solo da forma correta através do manejo das pastagens respeitando as alturas de entrada e saída de cada espécie forrageira presente no sistema, redução no número de piquetes e a presença de palha, rotação e plano de uso das áreas. Na parte gerencial ocorreu estabilidade na produção anual além da redução no custo das dietas, outro fator importante é no bem estar da família reduzindo a mão de obra diária.

As atividades do PISA continuarão sendo desenvolvidas até o final de 2018 quando encerra-se este ciclo com 35 produtores participantes de Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff. Os interessados em participar do programa devem procurar o Sindicato Rural ou um escritório do SEBRAE. Para participar do programa é necessário que os produtores estejam organizados em forma de associação ou através dos representantes. Além disso, o Programa Juntos para Competir tem projetos desenvolvidos em todas as cadeias produtivas do Estado, desde a Integração Lavoura-Pecuária a Fruticultura.

Jaques Petry

Postado em 31 outubro 2017 07:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop