Victor Graeff está de Parabéns

Município comemora hoje (23/10) 49 anos de emancipação político-administrativa

Conhecido nacionalmente como o município da Mais Bela Praça do Rio Grande do Sul, Victor Graeff comemora nesta quinta, dia 23 de outubro os seus 49 anos de Emancipação Política Administrativa.

Emancipado em 23 de outubro de 1965, o município foi colonizado por Tropeiros que tinham como destino o município de Cruz Alta e que passavam pelo Arroio Cochinho para descansar.

As poucas famílias que por ali passavam, fixaram-se aos arredores do arroio, formando uma vila, que recebeu o nome de Vila Cochinho, devido a um cocho localizado próximo às citadas vertentes. Os tropeiros na maioria imigrantes alemães então ali se estabeleceram.

A Vila Cochinho recebia cada vez mais pessoas e no dia 23 de outubro de1965, surgia o município de Victor Graeff. Uma homenagem ao advogado e político Victor Oscar Graeff, falecido durante o projeto emancipacionista e um dos grandes responsáveis pela emancipação do município.

De lá para cá muita coisa mudou, a vila que antes pertencia ao município de Não Me Toque, hoje é um município modelo e referência para região. Além de ser conhecido nacionalmente pela beleza das topiarias da Praça Municipal Tancredo Neves e do Festival Nacional da Cuca com Lingüiça, Victor Graeff é se destaca no setor agropecuário, a principal engrenagem econômica do município.

No próximo ano o município chega a cinco décadas de emancipação, a Administração Municipal já prepara várias atividades para comemorar o cinquentenário.

A primeira delas foi escolher uma Selo Comemorativo aos 50 anos de Emancipação Política Administrativa, onde participaram alunos das escolas de 5ª  à 8ª série do município. O selo escolhido agora irá compor todo o material gráfico do município.

Outro passo dado para as comemorações dos 50 anos de emancipação é um show artístico que integrará em um só espetáculo as atividades culturais trabalhadas no município como o Coral da Terceira Idade do CRAS, Coral Infanto Juvenil, Banda Municipal, Grupo de Violinos, Invernadas do CTG Galdino Marques, Grupo de Danças Alemãs da EMEF Marcílio Dias e Oficinas de Expressão Corporal.

Mostra sobre o município

Quem visita o Centro Administrativo pode ver painéis espalhados com fotos que retratam não só os 49 anos de Victor Graeff, mas registros fotográficos de décadas antes da emancipação, que retratam os primeiros moradores da então Vila Cochinho.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)

Compartilhe: