VICTOR GRAEFF – Escolas recebem novas classes

Conjuntos foram distribuídos na rede municipal

Os estudantes da rede municipal de ensino de Victor Graeff encontraram nas últimas semanas novidades nas salas de aula.  Novas classes e cadeiras agora mobíliam as escolas do Município.

Os mais de 375 conjuntos de classes e cadeiras distribuídas nas quatro escolas municipais foram obtidas junto ao Governo Federal.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo inscreveu-se no Programa de Ações Articuladas (PAR) do Governo Federal, e devido ao fato de estar devidamente regulamentado, foi contemplado com os conjuntos, que contam também com classes e cadeiras para os professores e pessoas com deficiência física.

De acordo com o Secretário de Educação, Cultura, Desporto e Turismo são mais de R$ 62 mil reais em materiais distribuídos nas Emeis Felippe Alflen e Cantinho do Amor, e nas EMEFS Leonel de Moura Brizol e Marcílio Dias, o que visa proporcionar um melhor aprendizado nos alunos da rede municipal.

Plano de Ações Articuladas (PAR)

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE, , inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em 28 diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilha competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.

A partir da adesão ao Plano de Metas, os estados, os municípios e o Distrito Federal passaram à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR). A partir de 2011, os entes federados poderão fazer um novo diagnóstico da situação educacional local e elaborar o planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014), com base no Ideb dos últimos anos (2005, 2007 e 2009).

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)

Compartilhe: