VICTOR GRAEFF – Coral Carlos Gomes comemora 100 anos neste final de semana

O grande filósofo alemão Friedrich Nietzsche já afirmava há mais de um século que “Sem a música, a vida seria um erro”, com esse pensamento o Coral Carlos Gomes de Victor Graeff chega aos seus 100 anos de existência.

O Coral foi fundando no longínquo ano de 1914 e até hoje é vinculado à Paróquia Alto Jacuí da IECLB de Victor Graeff. Neste um século de história, o coral que até hoje encanta aqueles que o ouvem, teve que parar suas atividades durante a segunda guerra, onde as canções que eram interpretadas somente em alemão, uma herança dos fundadores do coro, foram banidas.

No ano de 1950 o coral que até então se chamava Sociedade de Cantores Sängergranz, volta com outro nome, a então Sociedade de Canto Aurora, e em função das proibições do governo só interpretava músicas e canções brasileiras.  No início da década de 70, 15 anos após o coral ser renomeado para Coral Carlos Gomes, ocorreu uma baixa, os coralistas ficaram fora dos palcos de 1971 a 1978, por falta de dirigentes. Para assumir a direção do coro, o Professor Elói Franz, que ficou à frente do Coral por aproximadamente 30 anos e introduziu mulheres no grupo, que até então só contava com vozes masculinas.

De lá para cá muitas vozes e rostos já fizeram parte da equipe, calcula-se que desde 1952 já subiram aos palcos representando o coral mais de 180 cantores. Hoje são 15 vozes femininas e sete masculinas que levam as canções do coral em apresentações por todo o estado.

A Festa
Para comemorar o primeiro século de existência do Coral Carlos Gomes, nada mais justo que uma grande festa. O dia 30 de novembro vai marcar a vida dos ex e atuais integrantes do coro.

A programação para o domingo vai contar com um desfile ao redor da Praça M. Tancredo Neves, apresentações de oito corais, celebração ecumênica, lançamento de livro histórico e do segundo cd com coral, além de almoço na Pavilhão da Comunidade Evangélica.

No dia 30, o coral inaugura também seu novo uniforme. A festa vai contar com a animação da banda Choppão.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)

Compartilhe: