VICTOR GRAEFF – Câncer de mama e próstata são tema de evento

Palestras abordaram formas de prevenção das duas doenças

O dia 05 de novembro de 2014 ficará marcado em Victor Graeff como um dia de reflexão sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e câncer de próstata, conjugando o Outubro Rosa (saúde da mulher) e Novembro azul (saúde do homem).

Uma ação conjunta promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social lançada em 2013, trouxe até o município, na tarde do dia 05, os médicos Dr. Diógenes Basegio, ginecologista e mastologista e o Dr. José Mario Ceni Barreto, urologista.

Antes das explicações dos médicos ocorreram duas encenações teatrais, onde a equipe feminina da Sec. de Saúde apresentou uma peça em alusão à saúde da mulher e a equipe masculina uma encenação em referencia ao problema que o homem enfrenta quando possui problemas na próstata.

Durante a tarde os presentes que lotaram o pavilhão da comunidade evangélica puderam acompanhar um depoimento em vídeo da Fisioterapeuta Angélica Roethig, que se encontra internada em Florianópolis tratando o câncer. Na oportunidade ela enviou uma mensagem de reflexão, salientando que o câncer de mama tem cura e da importância das mulheres estarem se tocando e fazendo auto-exame.

De acordo com dados do Ministério da Saúde todo dia, 32 mulheres morrem em decorrência do Câncer de Mama no Brasil. Quem tratou sobre a doença foi o Coordenador da Frente Parlamentar do Câncer de Mama, o Dr. Diógenes Basegio, explicando que não há como evitar as altas taxas de incidência da doença, mas sim, diminuir tantas mortes. Ele salientou que a união de esforços em torno da causa rosa pode garantir o alcance deste objetivo.

Segundo o Dr. Basegio, grande parte dos óbitos ocorrem por falta de informação, já que poderia ter diagnosticado precocemente o tumor realizando a mamografia, aumentando assim as chances de cura. “Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura. E sem sombra de dúvidas, a mamografia é o caminho melhor e mais seguro”, alerta o médico.

Após as explanações sobre o câncer de mama, foi a vez do Dr. José Mario Ceni Barreto entrar em ação comentando e orientado sobre o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens e o sexto tipo mais comum no mundo, representando 10% do total de cânceres em homens.

José Mario apresentou vários dados aos presentes, onde ficou evidente que o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, pois ¾ dos casos ocorrem a partir dos 65 anos de idade. Ele salienta que o aumento de casos pode ser justificado pela evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação e da expectativa de vida.

O Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Marcos Roberto Petri, explica que “precisamos desmistificar o exame de próstata. O preconceito ainda é a maior causa do aumento de casos. No Brasil o machismo é colocado em primeiro lugar, ter medo, pensar que deixará de ser homem, que perderá a masculinidade são mitos e uma grande mentira”.

Mensagem da Secretaria Municipal de Saúde: “Ninguém vai bater mais forte do que a vida. Não importa como você bate e sim o quanto você aguenta apanhar e continuar lutando; o quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha. Vencedor é todo sonhador que nunca desistiu, pois sabe que viver é estar sempre lutando”.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)

Compartilhe: