VICTOR GRAEFF – Beneficiários do PNHR recebem as chaves das residências

Entrega simbólica ocorreu durante o encerramento do Natal Mágico

Possuir sua casa própria ou aposentar aquela velha residência já maltratada pelo tempo, esses são alguns dos sonhos das 16 famílias de pequenos agricultores victorenses beneficiadas com casas do Programa Nacional de Habitação Rural.

O que era sonho, hoje é realidade, com as casas praticamente concluídas, ocorreu na noite de terça (22), a entrega simbólica das chaves das residências durante as programações do Natal Mágico.  E que bom presente trouxe o bom velhinho, durante a noite três representantes receberam as chaves Leandro Dias Rodrigues, Ireno Deuner e Valdomiro Saks.

As residências tiveram sua construção iniciada no início deste ano, mas o primeiro passo do programa ocorreu em abril de 2013, com a seleção dos beneficiários, onde 16 famílias que se enquadraram e providenciaram a documentação necessária para a adesão ao programa foram selecionadas.

A prefeitura participou com o cadastramento das famílias, que são indicadas para o agente financeiro, neste caso o Banco do Brasil, para a seleção. A Crehnor (Cooperativa de Crédito Rural Horizontes Novos de Novo Sarandi) gerencia a liberação de recursos para aquisição dos materiais e mão de obra, que são depositados pelo Banco do Brasil em uma conta especial dos agricultores, juntamente com duas pessoas indicadas pelo grupo. Além do acompanhamento das obras, as famílias têm reuniões mensais para discutir assuntos de interesse geral, bem como participar do projeto social que faz parte do programa.  Entre os temas relevantes estão a legislação, educação ambiental e saúde.

O orçamento para a construção de cada casa é de R$ 28,500,00 de recursos do Governo Federal e R$ 3.400,00 de complementação financeira, a cargo dos beneficiários.

Cada unidade habitacional segue um padrão pré-aprovado pelo Banco do Brasil, devido a isso o projeto não pode sofrer alterações durante a execução da obra.  As moradias que medem mais de 45 metros quadrados, são construídas com dois quartos, sala, banheiro, cozinha com piso em cerâmica, que é usada também no revestimento de alguns cômodos, além de caixa de água de 500 litros.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)

Compartilhe: