VICTOR GRAEFF – Alflen participa de assinatura do convênio para a implantação de videomonitoramento na região

O prefeito Cláudio Afonso Alflen participou na tarde de segunda, dia 23, no Palácio Piratini em Porto Alegre da assinatura do convênio entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja), visando à implantação de sistema de videomonitoramento em 29 municípios da região.

O contrato no valor total de R$ 5,1 milhões, cabendo ao Estado o repasse de R$ 2,2 milhões, foi assinado pelo governador Tarso Genro, acompanhado do secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Michels.

A primeira etapa do plano de trabalho estipula que no período de 2014-2015 sejam adquiridas 58 câmeras e infraestrutura para a instalação e manutenção dos equipamentos nos 29 municípios. A segunda etapa ocorre de 2015 a 2019, com a instalação de 195 câmeras do sistema de videomonitoramento. “Quando os municípios têm uma relação direta com o Governo do Estado, as ações acontecem de forma mais agregada e intensa. A situação da segurança pública será solucionada quando houver reforço de aparados e nós estamos dedicados a isso”, disse Tarso.

O presidente do Comaja e prefeito de Tapera, Irineu Orth, destacou que este é um momento importante e pioneiro dentro de um consórcio de municípios. “A garantia da melhora de vida é dos munícipes, com a responsabilidade de investimentos do Estado. Este contrato irá depender agora da necessidade e trabalho dos gestores municipais”.

Conforme Michels, o projeto foi recebido pelo Governo do Estado como prioridade. “Assim como nós, vocês estão cumprindo com a responsabilidade enquanto munícipes, e, embora a resposta ao projeto não tenha sido imediata, hoje assinamos um convênio pleno com a certeza de sucesso em sua execução”.

De acordo com o Prefeito Cláudio Alflen o videomonitoramento no município  vai desenvolver medidas preventivas de segurança para o comércio, indústria e toda comunidade Victorense.

Além de Victor Graeff serão beneficiados com o projeto os municípios de Almirante Tamandaré; Alto Alegre; Boa Vista do Cadeado; Boa Vista do Incra; Barros Cassal; Campos Borges; Carazinho; Colorado; Cruz Alta; Coqueiros do Sul; Fortaleza dos Valos; Fontoura Xavier; Ibirubá; Ibirapuitã; Lagoa dos Três Cantos; Mormaço; Não-Me-Toque; Quinze de Novembro; Santa Bárbara do Sul; Saldanha Marinho; Salto do Jacuí; Selbach; Soledade; São José do Herval; Tapera; Tio Hugo; Tupanciretã e Tunas.

Comaja

O consórcio, composto por 29 municípios, foi criado em dezembro de 1999 e tem como sede Ibirubá, agregando os municípios da região do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí. Suas atividades são voltadas para a realização da gestão associada aos serviços públicos, com ações e políticas de desenvolvimento rural, urbano e sócio econômico local e regional.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)

Compartilhe: