VICTOR GRAEFF – Alflen acompanhou inauguração da primeira biotérmica do Estado

Postado em 09 junho 2015 07:32 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Empresa responsável pelo empreendimento instalará uma Central Regional de Tratamento de Resíduos em Victor Graeff

O Prefeito Municipal de Victor Graeff, Cláudio Afonso Alflen, acompanhado do presidente da ACIVG, Marcos Reichert, participou na manhã de terça, 02, no aterro sanitário da CRVR em Minas do Leão, da inauguração da primeira usina de geração de energia a partir do gás de aterro sanitário do Rio Grande do Sul.

Em obras desde o segundo semestre de 2014, o projeto pioneiro no Estado é o único no mundo habilitado pela ONU para venda de créditos de carbono é uma realidade para a cidade.

O investimento da biotérmica, localizada as margens da BR 290, é de 30 milhões de reais e foi desenvolvido na Mina do Recreio, que recebe diariamente mais de 3,5 mil toneladas de resíduo urbano, de mais de 100 cidades. O empreendimento do Grupo Solví(detentor da CRVR) e Copelmi Mineração, que está pronto para iniciar as operações, tem potência instalada de 8,55 MW e, a pleno funcionamento, chegará a 15 MW, o que equivale à produção de energia suficiente para atender à demanda de uma cidade de 200 mil habitantes.

A inauguração contou com a presença do Governador do Estado, José Ivo Sartori, secretários de estado e prefeitos de diversos municípios, além de executivos dos Grupos Solví, Copelmi, CRVR e funcionários de todas as empresas que participaram da construção da planta da usina.

Energia sustentável
A termelétrica vai gerar energia limpa a partir do resíduo urbano, utilizando o metano gerado na decomposição do lixo. O aterro sanitário localizado em Minas do Leão foi um dos pioneiros no país a obter crédito de carbono e o primeiro em todo o mundo a incluir a termelétrica no projeto de crédito de carbono.

CRVR em Victor Graeff
A empresa se instalará nas margens da BR 386 em um espaço de 51 hectares, onde vai implantar uma Central Regional de Tratamento de Resíduos, um projeto de mais de 100 milhões de reais e que, atendidas todas as exigências legais e de segurança ambiental, estará em funcionamento já no segundo semestre de 2016, atendendo municípios da região.

O projeto que além do aterro, contará com uma estação de geração de energia, estação de tratamento do chorume, centro de educação ambiental, central de triagem de resíduos sólidos, entre outros.
De acordo com o Prefeito, do ponto de vista econômico, gerando receitas de imposto de 3%, a Central vai gerar empregos diretos e indiretos, além do aproveitamento de resíduos recicláveis e a redução do custo logístico que a prefeitura tem atualmente para enviar o lixo outras localidades. Além disso, só a arrecadação de impostos (ISSQN) representará uma receita anual de um milhão de reais.

O processo de licenciamento ambiental já está em curso na Fepam.
A empresa também não descarta a possibilidade de instalar junto a Central de Victor Graeff uma nova biotérmica, aproveitando o gás metano produzido no aterro.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)

Postado em 09 junho 2015 07:32 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop