VICTOR GRAEFF – Ações de conscientização marcaram Semana do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na quinta-feira, dia 05 de junho, inspirou ações de conscientização no município de Victor Graeff. Em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo (SMECDT) foi realizada no município mais uma Semana do Meio Ambiente.

As ações iniciaram na segunda- feira, 02, com a exibição de um filme na EMEF Leonel de Moura Brizola, além de questionários e reflexões sobre a produção de lixo e a preservação do meio ambiente. Na terça, os alunos da escola também assistiram a um filme e após a conversação em sala de aula receberam a tarefa de construir um objeto com material reciclável a ser exposto na escola. Os alunos do 6º ano também acompanharam uma palestra no município de Tapera, realizada pela Cotrisoja.

Na sexta, 06,  pela parte da manha , todos os alunos da EMEF Leonel de Moura Brizola puderam acompanhar uma palestra com as biólogas Camila Hüning e  Cristiane Hüning. Os alunos foram divididos em dois grupos e receberam informações sobre a importância da preservação ambiental.

Na EMEF Marcílio Dias a Semana do Meio Ambiente também não passou despercebida, a escola realizou diversas atividades com os alunos de pré-escola à 8ª série. Os estudantes da 8ª série na disciplina de Gestão  confeccionaram cartões com papel reciclável.  Na sexta, 06, igualmente na EMEF Leonel de Moura Brizola, os estudantes receberam a palestra com as biólogas Camila Hüning e  Cristiane Hüning.

Logo após  todos os alunos  e professores receberam uma muda de árvore nativa oferecida pela Secretaria do  Meio Ambiente . As mudinhas serão plantadas  pelos alunos em suas propriedades e após o plantio cada aluno deverá trazer para escola uma foto  da muda para realização de um trabalho escolar.

Já na segunda, dia 09, os estudantes da EMEF Leonel de Moura Brizola realizaram no pátio da escola uma exposição com todo o lixo acumulado na semana anterior, afim de desencadear uma reflexão sobre a preservação e poluição.

Semana do Meio Ambiente nas Escolas de Educação Infantil

Nas Escolas de Educação Infantil, EMEIs Felippe Alflen e Cantinho do Amor várias atividades marcaram a semana. Na Fellipe foi realizada a  coleta de lixo na cidade, realizando um comparativo do que encontraram e construindo um painel com o material encontrado. Os alunos também ouviram histórias que abordam a preservação do meio ambiente, construíram vários painéis com matérias recicláveis. Aprenderam a fazer a separação correta do lixo, além da importância de reciclar. As famílias dos alunos os ajudaram a fazer frases sobre preservação e a partir delas a criação de panfletos que foram entregues na cidade durante a semana.

Na EMEI Cantinho do Amor as turmas do berçário e maternal puderam ouvir atentos a história: O Senhor Jacaré e a água suja.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)

Compartilhe: