Vereadores pedem solução para cães e gatos em situação de abandono nas ruas

Postado em 22 abril 2022 06:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O abandono de animais é, também, uma questão de saúde pública. O elevado número de cães e gatos que circulam soltos pelas ruas de Santo Antônio do Planalto tem alarmado cada vez mais a comunidade local, o que motivou o vereador Leonel Adler/PDT a apresentar a Indicação de nº 019/2022, subscrita também pelos vereadores Cezar Formentini/PDT, Andrea Cristina de Oliveira/PTB, Veleda de Paula/PTB, Douglas Rafael Allebrand/DEM, Maikon Luz Vicente/PDT, Vilmar Soares da Silva/PDT, Elder Knapp/MDB e Vilson Altmann/MDB.

Os vereadores solicitam ao prefeito santo-antoniense que uma força tarefa conjunta, formada pelas secretarias da Agricultura e da Saúde e pelo Departamento Ambiental, analise a situação e estude uma solução para o problema. Alguns cães e gatos são criados soltos pelos seus tutores, então providências devem ser tomadas para manter os animais presos. Contudo, o centro do problema diz respeito aos animais em situação de abandono.

Os animais que se procriam sem controle, além da questão do abandono onde ficam sem cuidados, alimentação e afeto, criam problemas para a comunidade, pois acabam derrubando lixeiras e espalhando lixo pelas ruas à procura de comida. Há também animais de grande porte que colocam em risco a integridade física das pessoas, pois devido à situação de abandono acabam se tornando ariscos e ferozes.

Além disso, por não receberem as vacinas recomendadas, os animais em situação de abandono são potenciais transmissores de doenças e zoonoses. Também por estarem soltos e não esterilizados, eles apresentam grande possibilidade de uma reprodução não controlada, o que aumenta ainda mais o problema existente atualmente. Ainda, os animais que estão presos acabam latindo durante períodos prolongados após contato com os cães de rua, o que causa perturbação do sossego público, sobretudo à noite.

Por estas razões, inúmeros moradores têm apresentado queixas relacionadas a este problema. Assim, explica o vereador Leonel Adler/PDT na Indicação subscrita pelos demais oito vereadores, esta Indicação busca sensibilizar os órgãos competentes do Município para que, em um trabalho conjunto com outras entidades, sejam buscadas soluções para o problema que tem afetado a vida da comunidade. O vereador autor da Indicação também propõe que o Poder Executivo realize uma campanha educativa com a população, através de seus órgãos de comunicação, inclusive nas escolas municipais, com o objetivo de orientar os munícipes para que este problema não se agrave e apresente uma solução.

O vereador Leonel Adler/PDT comenta que “essa é uma questão de saúde pública e afeta a qualidade de vida da população. Após muitos moradores de várias ruas apresentarem reclamações sobre essa questão, estamos apresentando essa Indicação, buscando que o Poder Executivo forme uma força tarefa para analisar essa difícil questão e buscar soluções junto a entidades como canis e universidades. Sabemos que é uma questão difícil, mas cabe ao Poder Público encontrar soluções para esse problema que tem gerado problemas no nosso Município”, enfatiza o parlamentar.

Postado em 22 abril 2022 06:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop