Vencedora do concurso leiteiro tem maior volume registrado na Expozebu

Terminou neste domingo (6) o concurso leiteiro da Expozebu em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Ao todo, participaram 108 animais de quatro raças zebuínas e foram premiadas as fêmeas que produziram mais.

A grande vencedora foi a vaca gir leiteiro Shirra, que produziu 53 quilos de leite por dia. Esse foi o maior volume já registrado na feira, que este ano completou 78 anos. “Ela (Shirra) teve uma alta produção, quase 53 quilos de leite, o maior volume registrado na Expozebu. Isso mostra todo o potencial do zebu leiteiro”, disse o superintendente de Melhoramento Genético da Associaçao Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Carlos Henrique Cavalarri.

O segredo para tanto leite é simples, segundo o ordenhador Eliel Rodrigues de Souza. “A alimentação é essencial, além de carinho e cuidar bem do animal”.

A pesagem da última das nove ordenhas do concurso leiteiro foi acompanhada por dezenas de criadores que vibraram a cada movimento da balança. “É muito precioso. Cada gotinha vale muito”, disse o pecuarista Darildo Martins Abreu.

Além de calcular o peso, técnicos recolheram amostras de cada galão. O material foi levado para análise, que era instantânea. Um aparelho mostra o número de células somáticas. Quanto menor, melhor a qualidade do úbere do animal.

Também foi avaliado o percentual de gordura e proteína do leite e os dados foram impressionantes. “A instrução normativa prevê 3% de gordura e o resultado foi de 12%. Isso é considerável”, explicou a coordenadora do concurso leiteiro, Mariana Alencar.

Por enquanto, o resultado da qualidade do leite de cada vaca é guardado a sete chaves e só será revelado no dia 10 de maio, no encerramento da feira. O concurso é realizado há 34 anos e representa a consagração do trabalho dos criadores. “É um grande incentivo e mostra que estamos no caminho certo”, disse o criador Marcelo Palmério.

G1

Compartilhe: