Vem ai a Liga Gaúcha Futsal

Tapera foi a cidade escolhida para a formatação da Liga Gaúcha Futsal (LGF), entidade que promoverá o próximo Campeonato Estadual de Futsal da 1ª Divisão do RS e os demais. Reuniões neste sentido, entre os clubes participantes da Série Ouro, vem acontecendo mensalmente em vários municípios, culminando com este encontro em Tapera, no Centro de Eventos.

A ideia dos clubes é promover a competição, com a chancela da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), que a tornará oficial. Neste encontro, os 14 clubes participantes da Ouro, mais os 2 que subiram da Prata: Guarany (Espumoso) e SASE (Selbach), definiram os principais pontos para a criação da Liga, como estatutos e direitos e deveres dos clubes e da FGFS, a seguir. Uma comissão foi formada para comandar o processo de formação da primeira diretoria e da sede da entidade. A comissão provisória tem a participação de representantes da ACBF, Atlântico, ASSOEVA, ASTF e América.

Em janeiro, o grupo voltará a se reunir para definir a competição, já com regulamento, diretoria e tabela dos jogos. A ideia é iniciar o Campeonato no dia 05 de maio e a 1ª fase terminando em 30 de outubro. Em novembro, começam os mata mata, e em dezembro o mesmo deverá estar concluído.

Outra ideia da LGF é quanto ao número de participantes. Em 2017, serão 14 clubes, onde cairão 3 e subirão dois da Prata. Em 2018, serão 13 clubes, caindo 3 e subindo 2. E em 2019, o Campeonato terá 12 clubes, número que os mesmos acham ideal para uma boa competição.

Os jogos com os times da Liga Nacional Futsal (LNF) – ACBF, Atlântico, ALAF e Assoeva – serão nas quartas-feiras. O grupo espera sair a tabela da LNF para formatar os jogos da LGF.

A Liga Gaúcha Futsal pretende começar estruturada e forte, como deve ser o futsal gaúcho, que já foi por muitos anos considerado o melhor do País. Essa nova diretoria pretende buscar patrocínios vendendo às empresas uma competição atrativa e não descarta a transmissão de, pelo menos uma partida por semana, na tevê fechada.

Os planos para a Liga Gaúcha Futsal, pelo que se vê, são muitos e grandes.

Compartilhe: