Vacinas da gripe não estão mais disponíveis na rede pública

Postado em 27 julho 2018 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Últimas doses oferecidas nos postos de saúde terminaram hoje e não há previsão de nova remessa

Ainda nesta semana, pelo menos dois postos de saúde em Passo Fundo tinham disponíveis entre 20 e 30 doses da vacina contra a gripe. No entanto, a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica informa que não há mais vacinas disponíveis na rede pública do município. Agora, a imunização é possível somente nas clínicas particulares de vacinação e com doses limitadas.

A Secretaria de Saúde do Estado comunicou que não há intenção de realizar nova campanha ou compra de novas doses da vacina, apontando a possibilidade de um remanejo de possíveis doses que sobraram nas coordenadorias de saúde dos municípios, mas ressalta que a informação inicial é de que os municípios atingiram a meta de vacinação e, portanto, as doses disponíveis seriam poucas ou nenhuma.

No mês de julho, Passo Fundo registrou dois óbitos por gripe A H1N1: um homem de 69 anos e uma mulher de 77 anos. Nenhuma das vítimas estava vacinada. No Estado, foram registrados 302 casos de Influenza e 32 óbitos. Até o último levantamento do boletim da Secretaria de Saúde do Estado, Passo Fundo registrou 19 casos da gripe neste ano.

A imunização em Passo Fundo

A campanha de vacinação contra a Influenza iniciou em abril e se estendeu até junho. A meta no município era imunizar pelo menos 90% das pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo, Marisa Zanatta, afirma que a meta da vacinação dos grupos gerais foi alcançada, com 89,56%. Os grupos que não atingiram a meta foram de crianças e gestantes, enquanto que grupos como o de idosos excederam a meta de 90%. O número de doses aplicadas foi de 74.787, e a intenção é tentar negociar novas doses com coordenadorias que eventualmente possuam vacinas sobrando, mas ainda não é confirmado se o município terá sucesso no remanejo, conforme informações da coordenadora.

Nova campanha em agosto

No dia 6 de agosto inicia a campanha de imunização contra a poliomielite e o sarampo. A campanha vai até o dia 31, com dia D marcado para 18 de agosto em Passo Fundo. As vacinas serão destinadas para quem tem acima de 1 ano de idade até menores de 5 anos.

Diário da Manhã

Postado em 27 julho 2018 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop