Uso de recurso do Bird vence, mas Estado mantém verba para obras da ERS 142

Postado em 04 junho 2019 06:23 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O prazo final para a conclusão das obras na ERS 142, entre Carazinho e Não-Me-Toque, foi ampliado. Inicialmente previsto para encerrar nesta sexta-feira (31), os trabalhos agora têm até o mês de junho para serem concluídos.

A prorrogação, conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), aconteceu devido ao tempo instável e aos diversos dias de chuva registrados no mês de maio, o que impossibilitou que as obras tivessem um avanço maior. Até meados de maio, os trabalhos haviam alcançado cerca de 40% de conclusão, percentual que não avançou muito até esta sexta-feira (31).

A reportagem do Diário percorreu os 20 quilômetros da rodovia no fim da manhã desta sexta-feira (31). Devido ao tempo chuvoso, o ritmo de trabalho era nitidamente mais lento comparado a outros dias em que as obras foram visitadas pela reportagem. Nesta sexta-feira, apenas em dois pontos havia equipes realizando ações. Em um deles, um grupo atuava em um dos locais que receberá terceira faixa.

Já a segunda frente de trabalho na manhã desta sexta-feira era a sequência da colocação da nova camada asfáltica na via. No fim da manhã, o reasfaltamento já havia alcançado o segundo acesso à cidade de Não-Me-Toque, entre os dois principais trevos do município (o do parque da Expodireto e o entroncamento próximo à empresa Roos).

O percurso asfaltado totaliza cerca de dois quilômetros. Essa é a parte das obras que mais avançou desde a metade de maio, quando o Diário publicou matéria alertando sobre a, até então, proximidade do término do prazo inicialmente estipulado para a conclusão das obras.

Estado irá seguir custeando melhorias com recursos próprios
De acordo com a nota divulgada pela assessoria de imprensa do Daer, as obras não correm risco de serem paralisadas, porque o governo do estado confirmou seguir custeando as melhorias com recursos próprios. A data da sexta-feira era o limite final para o Executivo estadual utilizar o montante adquirido junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento

Mas, como as obras não puderam ser concluídas dentro do prazo inicialmente previsto, em função da chuva, os cerca de R$ 10 milhões restantes que precisarão ser investidos para o término das melhorias serão oriundos do próprio Tesouro do Estado, como detalha a nota enviada pela assessoria de imprensa da Secretaria Estadual dos Transportes e Logística.

Obras são comemoradas por usuários
A garantia da sequência das melhorias pelo governo do estado é um alento para os motoristas que trafegam pela via, como é o caso do agricultor Francisco Jorge Eckstein e a filha, a estudante Bruna Eduarda Eckstein. “Passo praticamente todo dia por aqui e espero que o trabalho não pare, porque a via está precisando mesmo dessa melhoria”, afirma Bruna.

– Realmente a ERS 142 estava necessitando ser recuperada. Passo aqui muito seguido e a situação estava muito ruim. Espero que com as melhorias não sejam mais registradas mortes nesta estrada. Também espero que a recuperação prossiga, sem interrupções, até porque, caso as obras parem, seria uma lástima, ainda mais com a qualidade boa que as obras estão sendo feitas, pelo que estamos percebendo – analisa Ecsktein.

Diário da Manhã

Postado em 04 junho 2019 06:23 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop