UPF na Expodireto 2020: troca de conhecimento e proximidade com a comunidade

Postado em 10 março 2020 06:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Espaços da Universidade receberam mais de 20 mil visitantes durante a feira, que viveram experiências e trocaram conhecimentos

A Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve presente de forma intensa na 21ª Expodireto Cotrijal. Parceira do evento desde a primeira edição, a Instituição levou conhecimento e experiências aos mais de 20 mil visitantes que passaram pelo estande principal, com 300 metros quadrados, e na área montada na Arena Agrodigital. Em diferentes espaços do Parque, também foram proferidas palestras que levaram ao público informação e conhecimento baseado nas pesquisas, serviços e iniciativas desenvolvidas na Universidade. Presente no evento, a Reitoria da UPF reforçou o caráter da universidade comunitária, por meio de encontros com lideranças nacionais, representantes de empresas, organizações e entidades de diferentes áreas a fim de aproximar ainda mais a Instituição com a sociedade, de forma cada vez mais estratégica.

Parcerias
Com o objetivo de desenvolver soluções educacionais através de parcerias que contribuam com a inovação e o resultado sustentável das organizações, foram realizadas dezenas de agendas com empresas, entidades de classe e poder público. A reitora professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin e os vice-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação professor Dr. Antônio Thomé; de Extensão e Assuntos Comunitários professor Dr. Rogerio da Silva; e Administrativo professor Dr. Cristiano Cervi, participaram dos encontros visando aproximar ainda mais a Instituição da comunidade regional.

Dentre as agendas realizadas no estande da UPF estiveram diretores da empresa Stara; o presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões Eduardo Freire; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul o deputado Ernani Polo, o presidente da Acisa de Passo Fundo Evandro Silva, representantes do BRDE, Banrisul, do Sindicato Rural de Carazinho, da RBSTV, da Associação Comercial de Carazinho, do Sindicato Rural de Carazinho, da Polícia Civil e da Razera Agrícola. A Reitoria ainda participou de um encontro com o presidente da Expodireto Cotrijal Nei César Mânica, na Casa Cotrijal.

A Universidade também formalizou convênios que preveem a oferta de descontos nos cursos de graduação e pós-graduação da UPF com a Cotrijal, Kuhn do Brasil, Stara, a John Deere do Brasil, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Não-Me-Toque (Acint), e o Sindicato Rural de Não-Me-Toque. Os descontos se destinam a funcionários das empresas e seus dependentes e associados e seus dependentes, no caso da Acint e do Sindicato Rural. Além disso, a parceria também possibilita a oferta de cursos in company, pensado com mais exclusividade às necessidades de funcionários e associados.

Os convênios favorecem a formação de profissionais e reiteram a força da marca UPF para o desenvolvimento regional. Para o diretor geral da Kuhn do Brasil, Mário Wagner, a UPF é hoje um patrimônio da cidade e da região. “Sua importância não tem dimensão, visto que forma profissionais em todas as áreas”, pontuou. Da mesma forma, a diretora da Stara Financeira, Nicole Stapelbroek Trennepohl, confia na marca UPF. “Quando pensamos na região e na fortaleza que ela tem, não são só as empresas, a educação é parte muito forte disso e a UPF representa um grande celeiro de talentos”, reforçou.

Para o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica, a Universidade representa uma importante parceira do agronegócio. “Somos uma cooperativa de produção e a UPF de educação, conhecimento e tecnologia. Essa relação é importante porque precisamos buscar na Universidade o conhecimento e oportunizar aos nossos produtores e colaboradores que façam cursos para juntos darmos continuidade na propriedade e melhorarmos nossos processos de gestão e de produção”, opina.

Arena Agrodigital
Novidade na Expodireto Cotrijal, a Arena Agrodigital também contou com o espaço da UPF, por meio da Rede de Inovação Conecta, ao lado de gigantes da tecnologia e pesquisa. A UPF apresentou a estrutura e os processos de incubação e residência de empresas, as empresas incubadas e residentes e suas soluções, além de prestar orientação e mentoria gratuita a empreendedores e inventores. Além disso, a equipe da rede ofereceu palestras sobre temas como inovação e empreendedorismo no agro.

No espaço ocorreu o lançamento do desafio tecnológico Inovagrãos, que será desenvolvido pela Rede de Inovação Conecta UPF, e a Embrapa Trigo, em parceria com o Sebrae. O desafio consiste em uma competição nacional de ideias inovadoras. O principal objetivo é atrair soluções de empresas ou de inventores, sejam individuais ou em grupos, para a área de produção de grãos, mais especificamente, de cereais de inverno e as culturas associadas.

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 10 março 2020 06:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop