UNICRUZ TV – Palestra com diretora da ABTU marca os 15 anos do “Canal 15”

CRUZ ALTA – Debates, descontração e muita emoção. Estes foram os ingredientes da comemoração dos 15 anos de inauguração da Unicruz TV. A cerimônia aconteceu na noite desta terça-feira (20) no Salão Nobre do Campus Universitário e contou com a presença da diretora administrativo-financeira da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Helena Cláudia Fernandes Santos.

O evento iniciou com o pronunciamento de representantes da Unicruz. A reitora Elizabeth Dorneles exaltou o compromisso dos profissionais que passaram pela Televisão ao longo dos 15 anos. “É motivo de orgulho mantermos uma TV Universitária que transmite informações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Instituição”. O coordenador do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) da Unicruz, João Verissimo, deu destaque ao conteúdo produzido pelo Canal 15 da NET Cruz Alta. “A nossa TV contraria as tendências dos demais veículos, que estão cada vez mais superficiais. Atuamos como essencialmente deve funcionar uma televisão universitária: temos a proposta de transmitir informações com profundidade e na formação de telespectadores conscientes”, afirmou.

Antes da palestra, a Universidade de Cruz Alta homenageou três profissionais que atuam no Canal 15 desde o momento de sua criação, em 1997: a professora Veronice Mastella, do curso de Jornalismo, o cinegrafista Paulo Ricardo Pinto e o editor de imagens João Carlos “Fifo” Barros. Eles foram agraciados com placas que simbolizam a dedicação ao longo de uma década e meia na transmissão do conhecimento acadêmico aos telespectadores de Cruz Alta. Um audiovisual de 15 minutos trouxe grandes momentos da Unicruz TV, o processo de reestruturação do Canal 15 com a extinção do Complexo de Rádio, TV, Fotografia e Jornal, a criação do NIC e um resumo da programação atual.

Doutoranda em Cultura e Comunicação, Helena dirige também a TV Unifor, da Universidade de Fortaleza/CE, e abordou em sua palestra a participação da comunidade na TV Universitária. No público, autoridades locais, estudantes do curso de Jornalismo da Unicruz e profissionais que passaram pela Unicruz TV. A representante da ABTU iniciou resgatando a história dos veículos televisivos de caráter universitário, trazendo os desafios e conquistas da categoria, como a própria criação da Associação em 2000. Por fim, ela apresentou um vídeo com programas exibidos na TV Unifor, proporcionando um intercâmbio de conteúdos produzidos entre as duas televisões.

(Assessoria de Imprensa – Unicruz)

Compartilhe: