Unicruz presente em assembleia municipal “Orçamento 2013”

CRUZ ALTA – Na noite de quarta-feira (23), a Universidade de Cruz Alta participou da assembleia municipal que definiu as demandas elencadas como prioridades para constar no orçamento do próximo ano. Coordenado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Alto Jacuí, o evento faz parte do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã. O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Unicruz e secretário executivo do Corede Alto Jacuí, José Carlos Severo Correa, foi um dos mediadores dos trabalhos. “A Unicruz pleiteia a questão da pesquisa regional, onde atuamos desde 2009 no apoio à cadeia produtiva de leite”, destaca.

Anteriormente, dez áreas temáticas foram escolhidas para integrar o Anexo de Prioridades e Metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). No espaço para manifestações, o vice-reitor de Administração da Unicruz, Fábio Dal-Soto, defendeu a proposta de investimento de R$ 60 mil em pesquisas de atividade leiteira, ação inclusa na temática de Desenvolvimento Rural. “São poucas as entidades que trabalham com pesquisas direcionadas. Os investimentos são obtidos principalmente com o Governo e esta é mais uma fonte de recursos”, afirmou o professor, falando sobre o papel da Instituição na região do Alto Jacuí.

Como a soma das demais áreas ultrapassava o limite orçamentário de R$ 620 mil destinados para Cruz Alta, os proponentes entraram em um consenso, priorizando investimentos em saúde e segurança pública. A medida foi colocada em votação e acatada pelos participantes. Já a proposta para Desenvolvimento Rural garantiu apoio como prioridade em assembleia regional a ser realizada em Tapera no dia 06 de junho. O próximo compromisso vai sistematizar as plenárias municipais, definindo as cédulas de votação.

Ao final do evento, 20 delegados foram nomeados para representar o município. Dois destes membros são integrantes da Unicruz: o coordenador do Núcleo Integrado de Comunicação, João Verissimo, e a vice-reitora de Graduação, Sirlei Lauxen. A assembleia gaúcha será realizada em Porto Alegre no dia 04 de julho.

Unicruz

Compartilhe: