Unicruz participou da 1ª Feira de Saúde de Tupanciretã

CRUZ ALTA – A Universidade de Cruz Alta, sempre integrada a projetos que atuem na sociedade local e regional, esteve participando durante todo o dia de ontem (19), da 1ª Feira de Saúde de Tupanciretã. O evento reuniu um grande público na Praça Coronel Lima. Os profissionais que estiveram participando do evento atenderam tanto o público jovem, como adultos e idosos, movimento de forma surpreendente e positiva a cidade. De acordo com a coordenadora da Feira professora Themis Goretti de Carvalho, “este é um excelente momento para os alunos conseguirem colocar em prática todo conhecimento teórico recebido. E salientou que, trabalhar com saúde coletiva é ir além do que os livros ensinam”.

A Unicruz participou do evento com os cursos do Centro de Ciências da Saúde. Por lá foi possível ver a atuação do curso de Biomedicina que desenvolveu atividades de coletas de dados sobre a saúde dos idosos urbanos, aplicou teste de tipagem sanguínea, glicose e colesterol. Já o curso de Fisioterapia marcou sua participação com atendimentos com a bola suíça, além de passar orientações sobre reeducação postural e exercícios de alongamento. O público que compareceu ainda teve a oportunidade de se informar um pouco mais sobre o câncer de mama e a forma correta de realizar o autoexame.

Informações passadas pelos acadêmicos do curso de Enfermagem. Só para lembrar no mês de outubro é realizada a Campanha Mundial do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Campanha em que a Universidade de Cruz Alta também esta integrada. Aquelas pessoas que procuraram saber um pouco mais sobre a alimentação, puderam esclarecer suas dúvidas com o curso de Nutrição. Orientações, sobre a forma correta de consumir o sal e o açúcar, além de avaliações de peso e altura, bem como circunferência abdominal e de pescoço também foram realizadas com as pessoas que buscaram o estande do Curso. Aproveitando o dia ensolarado e quente, o curso de Estética e Cosmética ensinou para as pessoas a forma correta de se usar o protetor solar. Paralelo aos eventos da Praça Coronel Lima, aconteceram na Casa de Cultura Municipal, palestras sobre as doenças sexualmente transmissíveis, o uso correto dos preservativos e o uso da pílula do dia seguinte. Estas palestras fazem parte do Projeto “Entre Pares”, que integra o projeto Pibex da Unicruz. Todas as atividades desenvolvidas nesta I Feira de Saúde de Tupanciretã também tiveram a participação e o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e de outras entidades locais.

(Assessoria de Imprensa – Unicruz)

Compartilhe: