Unicruz participa da 19ª Fenasoja com exposição diferenciada

CRUZ ALTA – Centenas de expositores e milhares de visitantes. Assim foi a 19ª Fenasoja, realizada até o próximo domingo (06) no Parque de Exposições de Santa Rosa. A feira, uma das principais do agronegócio gaúcho, concentra eventos e debates acerca da soja e das consequências que a cultivar sofreu com a estiagem que afetou o estado na última safra.

Da mesma forma que na Expodireto Cotrijal, a Universidade de Cruz Alta participou ativamente na programação da Fenasoja. Durante a Exporural, evento promovido paralelamente com a feira, a Unicruz reservou um espaço com novidades no setor agropecuário. Além da divulgação do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, a Instituição também expôs a sua área demonstrativa, desenvolvida pelo curso de Agronomia. No local, professores e acadêmicos detalharam informações para os visitantes sobre o cultivo de milho crioulo e de sorgo pastejo, granífero e silagem. O estande da Unicruz segue com atividades até o último dia da feira.

Se a cultura da soja é uma das mais importantes e populares da região Sul, há quem utilize o grão diretamente na dieta familiar. Para tanto, um concurso culinário atípico foi realizado no Auditório Central da feira: todas as receitas deviam ser derivadas da soja. Petiscos, sobremesas e até mesmo pratos principais fizeram parte da competição que reuniu 70 finalistas da região. No total, mais de 5 mil concorrentes participaram das fases eliminatórias. A gerente do escritório Regional da Emater/RS, entidade que organizou a atividade, explicou que a inclusão do ingrediente é uma das apostas. “O concurso foi uma forma de incentivar a utilização da soja como complemento na alimentação. A intenção é proporcionar isso principalmente na agricultura familiar”, detalhou Neida Gnoatto.

Unicruz

Compartilhe: