Identificar e conhecer, de que forma e, a partir de que momento o ser humano assimila o conhecimento é de suma importância para o trabalho de um educador. Ao se apropriar das diversas teorias que norteiam a psicologia, é possível realizar um trabalho com resultados mais positivos, não nos permitindo mais, simplesmente, despejar conteúdo na cabeça dos alunos.
O homem está em constante aprendizagem, desde o seu nascimento e perdurará por toda a sua vida. A Psicologia, através dos seus estudos, nos mostra os caminhos que levam a aprendizagem, como o conhecimento é absorvido e, através dessa base, utilizando adequadamente os estudos psicológicos, podemos melhorar sensivelmente a educação e o ensino. E assim, o docente e a entidade escolar contribuirão significativamente para a construção do sujeito.
Não podemos mais pressupor que pessoas diferentes aprendam da mesma forma e ao mesmo tempo. A aprendizagem é um processo pessoal, que envolve a totalidade da pessoa, o seu pensamento, as suas emoções e afetos, a sua história de vida. Faz-se necessário levar em consideração o que cada um traz consigo e o modo como esses fatores influenciam para que alcancem o conhecimento necessário a sua formação.
A Psicologia na área educacional vem para contribuir com o processo de ensino – aprendizagem, dispondo meios e conhecimento para que as atividades educativas não só ensinem, mas também estimulem o aluno ao seu desenvolvimento, proporcionando a autonomia intelectual.
Nêmora L. G. Schreiner
Graduanda em Letras – UFSM/ Polo Tio Hugo