Toyota tem maior índice de satisfação; confira ranking

A Toyota apresentou o maior índice de satisfação entre os proprietários de veículos novos no Brasil, de acordo com a pesquisa divulgada pela J.D. Power nesta quinta-feira. Logo atrás da montadora japonesa, que acumulou média de 829 pontos, aparecem as sul-coreanas Hyundai (815) e Kia (812). A média de satisfação ficou em 751 pontos, de acordo com a pesquisa.

A pesquisa leva em conta a opinião de proprietários em itens como a qualidade do veículo, design, desempenho, serviços de pós-venda e custo da propriedade. Segundo a empresa, oito mil pessoas foram entrevistadas via internet no período de abril a junho deste ano. Ao todo, 52 modelos de 13 marcas e sete segmentos foram incluídos na pesquisa.

Além da montadora japonesa, a italiana Fiat levou os prêmio nas categorias “subcompacto” pelo Mille, “compacto de entrada” com o Siena Fire, e “compacto superior” com o Fiat Punto. A Honda ainda foi premiada na categoria monocabine com o Fit, enquanto o Toyota Corolla foi nomeado como melhor “carro médio”.

Para Jon Sederstrom, diretor geral da J.D.Power do Brasil, a pesquisa aponta que as marcas de maior sucesso são aquelas que ultrapassam as expectativas dos clientes ao longo de todo o tempo de propriedade do veículos. “No Brasil, isto obriga os fabricantes a equilibrar projetos de novos veículos e modelos com baixa manutenção. A satisfação geral está aumentando, e isso nos diz que os fabricantes estão ouvindo os consumidores”, defende.

Durante a entrega dos prêmios, que aconteceu nesta quinta-feira, em São Paulo, os executivos da empresa comentaram ainda sobre a indústria automotiva mundial e as expectativas do mercado para os próximos anos. John Humphrey, vice-presidente sênior da empresa disse que as vendas mundiais têm recuperação estável, porém ainda mais lenta do que o esperado.

“Ainda assim, a expectativa é que alcancemos a marca de 100 mihões de modelos fabricados no mundo em 2015”, previu ele, completando que o Brasil está pronto para liderar o crescimento no futuro. “A estimativa é que o mercado duplique, e a concorrência vai desafiar os lucros. O Brasil deve continuar entre os quatro maiores do mundo”, disse.

Confira o ranking de satisfação dos brasileiros:
1º – Toyota – 829 pontos
2º – Hyundai – 815
3º – Kia – 812
4º – Mitsubishi – 811
5º – Nissan – 784
6º – Honda – 782
7º – Citroën – 764
8º – Fiat – 754
9º – Chevrolet – 748
10º – Renault – 747
11º – Volkswagen – 738
12º – Peugeot – 736
13º – Ford – 728

Terra

Compartilhe: