No início do mês de outubro foi comemorada a XXII Semana Interamericana de Água e XV Semana Estadual da Água. A semana da água do Rio Grande do Sul é uma das maiores ações de mobilização da sociedade em defesa da água no Brasil e tem reconhecimento internacional, movimentando diversos segmentos da população gaúcha numa abrangente mobilização em defesa dos recursos hídricos. A finalidade é alertar e demonstrar as pessoas sobre a importância desse bem. É importante ressaltar que mesmo diante de um cenário com frequentes precipitações no Rio Grande do Sul, as mudanças climatológicas estão cada vez mais incisivas, portanto, períodos de longa estiagem também podem acometer o estado e a região nos próximos anos. Desta forma, devemos valorizar esse bem tão precioso, evitando o desperdício e a poluição de nascentes, vertentes e do próprio solo.
Consumo consciente e reuso são os melhores caminhos:
A água, recurso finito, influencia todas as formas de vida na terra e está na base dos processos econômicos, sociais e culturais da humanidade. A responsabilidade pela proteção dos recursos hídricos e pela manutenção da biodiversidade é de todos, mas cabe a cada cidadão um papel individual e intransferível: esforçar-se no sentido de proteger as fontes de água, evitando sua contaminação e escassez.
Proteger a água é:
Entender e respeitar o ciclo hidrológico;
Manter protegidos, com vegetação ciliar, todos os cursos de água;
Tratar dejetos humanos e de animais de maneira que não contaminem os corpos de água;
Gerar produtos industriais e alimentícios sem causar a poluição do ar, do solo e da água;
Exercitar a cidadania, praticando atitudes corretas que beneficiem o coletivo e protejam o ambiente;
Buscar alternativas nas instalações rurais para criação de animais diminuindo a contaminação das águas;
A vigilância Sanitária em parceria com o Departamento de Meio Ambiente salienta que é necessário sensibilizarmos acerca da importância em consumir conscientemente e preservar os recursos hídricos.
(Felipe Carvalho – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tio Hugo)