TIO HUGO – Resultado do LIRAa mantém município em alerta no combate ao Aedes aegpty

As agentes de saúde do município e a agente de endemias da 6ª Coordenadoria Regional da Saúde – CRS realizaram no início desta semana mais um levantamento de índice rápido para Aedes Aegypti conhecido como LIRAa. Foram vistoriados 207 imóveis de 44 quarteirões, sendo coletadas quatro amostras; duas no bairro Boa Esperança e duas no centro da cidade. Após a avaliação uma das amostras recolhidas no centro atestou positiva para o mosquito Aedes Aegypti, fato que aumentou ainda mais a preocupação da Secretaria de Saúde de Tio Hugo em virtude da atual situação em que o país vive registrando surtos de Zika vírus e Dengue em diversos estados.

A Secretaria de Saúde de Tio Hugo juntamente com a Vigilância Epidemiológica lançou o alerta para toda a população tiohuguense, em especial para os moradores e comerciantes do bairro centro, para quee executem com urgência uma vistoria rigorosa no pátio de suas casas e também arredores para identificar e eliminar os focos de água parada, criadouro do mosquito Aedes Aegypti.

Em visita ao município, a equipe da 6ª CRS expressou a sua grande preocupação quanto à situação do estado e da nossa região. De acordo com a repartição pública, 20 municípios integrantes da 6ª CRS são considerados infestados registrando a existência de focos de procriação do Aedes Aegypti, e este número aumenta a cada dia. No âmbito regional já foram registrados casos de pacientes infectados pelo vírus da Dengue em Passo Fundo, Carazinho e mais recentemente em Não-Me-Toque.

A Secretaria municipal de Saúde comunica que a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul em parceria com o Telessaúde e a UFRGS, lançou um site exclusivamente para tirar dúvidas sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas pelo inseto, além de acolher denúncias sobre criadouros do mosquito. O site pode ser acessado no endereço www.ufrgs.br/rscontraaedes. Além disso, foi disponibilizado o telefone 0800-645-3308 que funciona de segunda à sexta das 8h00min às 17h30min.

Para combater o Aedes Aegypti a união de todos será fundamental. Fique atento, faça sua parte!

(Felipe Carvalho – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tio Hugo)

Compartilhe: