Tio Hugo promove campanha para combater a raiva dos herbívoros

A Inspetoria Veterinária e Zootecnica (IVZ) do município de Tio Hugo, está realizando uma campanha para combater a raiva dos herbívoros. A raiva é uma doença que não tem cura e causa a morte. A “raiva dos herbívoros” ocorre nos bovinos, equinos, ovinos ou caprinos. A doença é transmitida pelos morcegos ao morderem animais domésticos, silvestres e até o homem.

Como é feito o controle da população de morcegos? Os morcegos são protegidos por Lei, e apenas as pessoas autorizadas podem capturar esses animais. O Serviço Veterinário Oficial é o órgão responsável pela captura e pela aplicação de vampiricida, que leva o morcego á morte por hemorragia.

Quais os refúgios mais comuns dos morcegos? Os morcegos hematófagos aqueles que se alimentam de sangue, costumam habitar lugares como: Troncos ocos de árvores; cavernas; fendas de rochas; furnas de chão; túneis; casas abandonadas; poços d água, telhados e porões; pontes.

Segundo o engenheiro agrônomo da secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, Osvaldo Lima, todos podem colaborar contra a raiva dos herbívoros. Entenda como: tentar localizar o refúgio dos morcegos, ou então, ao constatar os sintomas da doença nos animais, comunicar a Inspetoria Veterinária e Zootecnica (IVZ) que atende em Tio Hugo. O fone é (54) 3338 – 9313.

Obs.: Não se esqueça de vacinar e revacinar os animais da sua propriedade conforme orientação do serviço veterinário local.

(Shaiane Goulart – Diretora de Comunicação da Prefeitura de Tio Hugo)

Compartilhe: