TIO HUGO – Produtores rurais devem realizar a declaração anual de rebanho

Desde o início do mês de janeiro estão disponíveis na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, as fichas para a declaração anual de rebanho. Todos os produtores rurais do município de Tio Hugo devem efetuar a declaração. Além dos bovinos, os animais domésticos e de criação, existentes na propriedade, deverão ser declarados, independente da espécie.

Para realizar o procedimento os produtores devem comparecer na inspetoria veterinária do município munidos do talão de produtor e CPF. Cabe salientar que a declaração anual de rebanho é obrigatória.

É necessário preencher o formulário de declaração com a classificação do sexo, idade e exploração de cada espécie animal da propriedade. Posteriormente, a declaração deve ser entregue a IVZ. “É importante salientar que a declaração anual de rebanho é obrigatória. Caso o produtor não declare seu rebanho, será multado, pois isto está previsto em lei”, explica Paulo Cesar Pereira Secretário de Agricultura do município.

Os produtores rurais só terão direito a vacina contra a febre aftosa posteriormente se realizar a Declaração Anual de Rebanho da sua propriedade.

(Felipe Carvalho – Assessoria de Imprensa Prefeitura de Tio Hugo -RS