TIO HUGO – Campanha de vacinação de combate a brucelose em bovinos

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo informa que a campanha de vacinação contra Brucelose ainda está em andamento. Os produtores rurais do município devem procurar a secretaria para solicitar a vacina. O secretário de agricultura de Tio Hugo, Delcio Wiedthauper, salienta que a vacinação é obrigatória, e que esta campanha é inédita no município. Além disso, é preciso alertar os produtores rurais sobre os sérios problemas de saúde que essa doença pode causar.

Deverão ser vacinadas bezerras de três a oito meses de idade. As vacinas são aplicadas na propriedade pelo veterinário da Secretaria de Agricultura de Tio Hugo. Mais informações na Secretaria de Agricultura, com horário de expediente das 07h às 13h.

Fone para contato: 3338 9313

O que é Brucelose?
Brucelose é uma zoonose, ou seja, passível de ser transmitida para o homem, com graves consequências para a saúde humana. O impacto da doença interfere também na pecuária leiteira e sua gravidade pode até mesmo eliminar todo o rebanho existente em uma propriedade. A brucelose interrompe o ciclo de produção de leite e o aproveitamento do animal é prejudicado. A doença causa aborto no sétimo mês de gestação e pode ainda desencadear retenção de placenta e infecção no útero, além de contaminar o rebanho todo sem que o produtor perceba.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Tio Hugo)

Compartilhe: