TIO HUGO – Agricultura: incentivo ao conhecimento da atividade leiteira

O Município de Tio Hugo, comunidade essencialmente agrícola, é formado em mais de 85% por mini e pequenas propriedades rurais, onde a monocultura não fornece condições de subsistências, nem viabilidade financeira para o agricultor e sua família permanecerem no meio rural.

Com isso, a Atividade Leiteira é importante para o município e região onde a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com Emater/RS proporcionaram aos agricultores do município de Tio Hugo, Mormaço e Victor Graeff uma visita à feira Rural Show em Nova Petrópolis, que ocorreu na sexta-feira no dia 18 de julho.

De acordo com o engenheiro Agrônomo Osvaldo, o encontro teve o objetivo de proporcionar e incentivar o melhoramento genético do rebanho leiteiro, por meio de uso da inseminação artificial, compra de animais de genética mais produtiva, aprendizagem e orientação de técnicas para alcançar melhores resultados nas propriedades rurais resultando geração de renda e evitar êxodo rural.

Para a extensionista da Emater/RS-ASCAR, Rosa Favaretto, do escritório de Tio Hugo, a participação dos produtores em feiras desta natureza é muito importante, pois as feiras são vitrines das mais modernas tecnologias destinadas a toda a cadeia produtiva do leite.

Além do espaço destinado as Agroindustrias familiares que demonstraram a dinâmica e capacidade de agricultores de produzirem, que participam deste importante programa Sabor Gaúcho de incentivo a agro industrialização, comercialização e consequentemente geração de renda para as unidades de produção familiar.

(Shaiane Goulart – Diretora de Comunicação da Prefeitura de Tio Hugo)

Compartilhe: