Tinta de terra

Postado em 21 fevereiro 2013 07:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A iniciativa de fabricar tintas inspirou professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) a criarem o Projeto Cores da Terra. Aperfeiçoaram e divulgaram a técnica e, em outubro de 2012, extensionistas do Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de São Joaquim (Cetrejo), conheceram o projeto. A técnica “Cores da Terra” consiste em produzir tintas mais baratas, de boa qualidade e livre de componentes sintéticos encontrados nas tintas vendidas no mercado, que são mais caras e poluentes.

A preparação começa na escolha do solo para a preparação da tinta, principalmente no que se refere a cor, pois são as partículas menores de solo que possuem maior pigmento. “Já os solos arenosos possuem partículas grandes que produzem uma textura interessante na pintura de paredes”, informa a extensionista da Epagri de Rio Rufino, Andréia Back.

Os ingredientes usados para a fabricação das tintas são: terra (de qualquer cor), cola à base de PVA (conhecida como cola branca ou de madeira), cal para pintura e óleo de linhaça ou de girassol. Para a fabricação de um galão de tinta de terra de 18 litros, o custo foi de R$ 65,00. O rendimento depende de quantas demãos de tintas forem aplicadas, sendo que as cores mais escuras usam menos tinta e rendem mais.

Para a pintura da casa de 12 x 9 metros, ou seja, 108 metros quadrados de área construída onde foi realizada a experiência, foram feitas três receitas e meia (3,5 galões) de 18 litros.

Para Andréia, o mais importante deste trabalho foi ouvir o depoimento da proprietária, Ana Inez Pereira Ferreira que concordou na hora com a experiência. “Queria ver algo diferente e nunca imaginei que ficaria tão bom e tão bonito. Adorei!”, declarou, relatando que muitas pessoas foram ver a pintura e não acreditaram que foi feita com terra.

Mais informações

Projeto Cores da Terra
Universidade Federal de Viçosa
Coordenação do Professor Anor Fiorini de Carvalho
E-mail: [email protected]

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Postado em 21 fevereiro 2013 07:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop