Theobaldo Becker será tema de exposição no museu

IBIRUBÁ – O Museu Municipal de Ibirubá inicia a série de exposições temporárias durante a Semana do Museu, de 14 a 19 de maio, e entre elas a história de seu patrono, Theobaldo Becker. Segundo a coordenadora de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Delazeri Mendes, outras exposições temporárias estão previstas, entre as quais a história de Ibirubá, com grande acervo de fotos, personagens históricos e peças que retratam diferentes épocas na história do município.

O patrono do Museu Municipal de Ibirubá, senhor Theobaldo Becker, nasceu em 25 de setembro de 1900, em Lajeado (RS). Veio para a localidade de Arroio, junto de seus pais, João Júlio e Elisabetha, no ano de 1906. Sua vida profissional iniciou cedo, pois aos 17 anos mudou-se para a Colônia General Osório, hoje Ibirubá, trabalhando na casa comercial de Arnoldo Emmel. Três anos mais tarde iniciou seu próprio negócio, mostrando-se fundamental no desenvolvimento da colônia. Em 1932, assumiu a gerência da Cooperativa Agrícola, atual Cotribá, permanecendo nesta instituição até seu falecimento, em 1979. Theobaldo Becker foi, ao longo de sua vida, um líder no município, destacando-se por seus serviços junto à comunidade evangélica e escolar, representando os interesses da colônia como vereador, na luta pelo seu crescimento. Sempre presente em empreendimentos sociais e culturais, doou seu tempo à família, à comunidade, escolas, igreja, clubes, entre outros, deixando um legado cultural que é reverenciado através da homenagem que o município prestou, elegendo-o patrono do seu museu.

O atendimento no Museu Municipal acontece de segunda a sexta-feira, das 09h às 11h45min e das 13h30min às 17h30min, e os agendamentos para visitação de grupos podem ser feitos pelo telefone (54) 3324 8540, ou diretamente no Museu, orientadas pela professora Ivanisa Lenz.

Colaboração da primogênita de Theobaldo Becker, Avônia Becker Karst.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Ibirubá)