Tempo para doar sangue após testar positivo para a Covid-19 reduz para 10 dias

Postado em 02 fevereiro 2022 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Gestora e Responsável Técnica do Serviço de Hemoterapia do HSVP de Passo Fundo, explica as principais mudanças

No final do mês de janeiro, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica com mudanças nos critérios de triagem clínica na doação de sangue, em casos de pessoas que testarem positivo para Covid-19.

A principal mudança apresentada pela nota é o tempo que um indivíduo fica considerado inapto a doar.

Até o momento o intervalo entre testar positivo para a doença e estar apto a dor, era de 30 dias e agora passou a ser de 10 dias.

A Gestora e Responsável Técnica do Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, Dra. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, explica a mudança.

“O que é importante ressaltar dessas modificações é que foi reduzido o intervalo entre o individuo estar contaminado e apto para fazer uma nova doação. A partir de agora, uma vez contaminado, ele pode doar 10 dias após a normalização do quadro clínico”, explica.

Em casos que a pessoa não testou positivo, mas teve contato com alguém que positivou, ela fica inapta para doar por sete dias.

Dra. Cristiane pontua que a mudança levou em consideração algumas descobertas sobre as formas de transmissão do vírus.

“Se viu que é muito baixa a probabilidade de ter uma transmissão do vírus via transfusão sanguínea, até o momento não teve nenhum relato dessa forma de transmissão”, pontua.

A Hemoterapia do HSVP de Passo Fundo, não exige que testes de Covid-19 sejam realizados antes da doação, por se tratar de normativas estabelecidas pelo Estado.

Queda nas doações
As doações na Hemoterapia registraram nos últimos meses uma queda de 40%. A baixa é relacionada ao período de férias e agora também, ao aumento dos casos positivos de Covid no município.

“Historicamente os meses de férias é um período crítico, sempre ficamos em alerta. Também não tem como não dizer que o aumento dos casos não impacta. Apesar de não termos muitos pacientes graves internados com Covid-19, continuamos com tratamento de paciente oncológicos, cirurgias eletivas, situação de emergência e tratamentos eletivos que continuam”, afirmou.

Para suprir a demanda diária de transfusão de sangue, é necessário que tenha 80 candidatos para doação, com 60 coletas por dia.
Principais mudanças:
• Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram doença sintomática, mesmo nos casos leves/moderados, deverão ser consideradas inaptas por um período de 10 dias após a completa recuperação.
• Pessoas candidatas à doação de sangue que apresentaram um teste diagnóstico para SARS-CoV-2 positivo, mas permanecem assintomáticas, deverão ser consideradas inaptas por um período de 10 dias da data da coleta do exames;
• Pessoas candidatas à doação de sangue que tiveram contato próximo a um caso confirmado de covid-19 durante o seu período de transmissibilidade, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de covid-19, deverão ser consideradas inaptas pelo período de 7 dias após o último contato com essas pessoas;
• Pessoas candidatas à doação de sangue que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS-CoV-2 deverão ser consideradas inaptas pelo período que durar o isolamento 2, conforme definição do Ministério da Saúde.

Diário da Manhã

Postado em 02 fevereiro 2022 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop