A telefonia aparece em quarto lugar no ranking de reclamações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor em 2012. Divulgado nesta segunda-feira, 4, o levantamento aponta que o setor obteve 11% do total das queixas, 579 registros.
Os problemas mais recorrentes, segundo o Instituto, dizem respeito à falta de sinal e à queda nas chamadas. Na telefonia fixa as reclamações são sobre cobrança de minutos excedentes ao plano e cobrança por serviço não solicitado. Na TV por assinatura, falta de sinal; na banda larga, velocidade de navegação.
Lideram o ranking os planos de saúde, considerados os principais vilões dos consumidores com 20% do todo, com 1104 queixas. Em segundo lugar está o segmento financeiro (banco, cartão de crédito, crédito e consórcio), com 16% e 844 reclamações, seguido pelo setor de produtos, com 12% de participação e 671 queixas. O restante é composto por demais áreas do comércio.
Para a gerente de relacionamento do Idec, Karina Alfano, a má qualidade dos serviços se dá por fiscalização ineficiente por parte dos órgãos reguladores e pela falta de investimento das empresas. Além disso, ela ressalta que “em muitos casos, a falta de informação e a dificuldade na interface entre consumidor e fornecedor são as fontes recorrentes de problemas”.
O ranking é elaborado a partir de dados do Idec conciliados com os registros feitos pelos Procons em todo o país.
Olhar Digital