Telefonia é o 4º setor com mais reclamações dos consumidores

Postado em 06 março 2013 07:14 por JEAcontece
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A telefonia aparece em quarto lugar no ranking de reclamações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor em 2012. Divulgado nesta segunda-feira, 4, o levantamento aponta que o setor obteve 11% do total das queixas, 579 registros.

Os problemas mais recorrentes, segundo o Instituto, dizem respeito à falta de sinal e à queda nas chamadas. Na telefonia fixa as reclamações são sobre cobrança de minutos excedentes ao plano e cobrança por serviço não solicitado. Na TV por assinatura, falta de sinal; na banda larga, velocidade de navegação.

Lideram o ranking os planos de saúde, considerados os principais vilões dos consumidores com 20% do todo, com 1104 queixas. Em segundo lugar está o segmento financeiro (banco, cartão de crédito, crédito e consórcio), com 16% e 844 reclamações, seguido pelo setor de produtos, com 12% de participação e 671 queixas. O restante é composto por demais áreas do comércio.

Para a gerente de relacionamento do Idec, Karina Alfano, a má qualidade dos serviços se dá por fiscalização ineficiente por parte dos órgãos reguladores e pela falta de investimento das empresas. Além disso, ela ressalta que “em muitos casos, a falta de informação e a dificuldade na interface entre consumidor e fornecedor são as fontes recorrentes de problemas”.

O ranking é elaborado a partir de dados do Idec conciliados com os registros feitos pelos Procons em todo o país.

Olhar Digital

Postado em 06 março 2013 07:14 por JEAcontece
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