TAPERA – Soja, lavouras apresentaram boa recuperação

Postado em 02 março 2016 15:00 por jeacontece
15.292.411/0001-75

“Após o período de estiagem que tivemos no início do mês de janeiro, com a volta das chuvas as lavouras de soja tiveram excepcional recuperação surpreendendo os produtores e até mesmo os técnicos”. A observação foi do Engenheiro agrícola da Comercial Bortolan Gustavo Comim. Segundo ele no período seco, que foi variado, de 15 à 25 dias, conforme a localização das lavouras, as plantas perderam bastante área folhar e até houve abortamento vagens gerando preocupação entre os produtores pelo comprometimento que algumas áreas apresentavam. Com a volta das precipitações as plantas voltaram ao potencial produtivo, minimizando alguma perda de produtividade.

No momento os materiais super precoces, plantados mais cedo, alcançaram o estádio de maturação plena, enquanto o grosso das culturas estão na fase r6, ou seja, no desenvolvimento do grão, e, portanto cerca de 15 dias do estádio de maturação. Comin revela que as culturas na fase de pré maturação estão ainda suscetíveis a doenças, especialmente ferrugem com grande potencial de danos, razão pela qual o produtor deve manter-se alerta. Vale o mesmo na questão de infestação por pragas.

Conforme as colocações de Gustavo Comin a grande maioria das lavouras ainda têm um longo caminho pela frente, mas com as boas condições de clima que novamente se apresentam é cada vez mais presente a possibilidade de uma boa safra.

A Comercial Bortolan, como parceira do produtor, sente-se feliz em fazer parte da grande cadeia produtiva que busca no aperfeiçoamento da atividade o ganho em produção.

Paulo Santos
Jornalista

Postado em 02 março 2016 15:00 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop