Tapera sedia encontro regional da Saúde

O 2º Encontro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Região do Botucaraí-RS aconteceu na Câmara de Vereadores do município de Tapera, na tarde de ontem, 27/11. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e coordenado pela equipe da Saúde Mental da 6ª Coordenadoria Regional de Passo Fundo, reuniu profissionais da área da saúde, gestores municipais, representantes do Hospital Roque Gonzalez e equipes de saúde de Mormaço e Espumoso.

Após a apresentação artística do Grupo de Música da Escola 8 de Maio, o prefeito Ireneu Orth falou sobre a importância do encontro e parabenizou os profissionais que trabalham para dar melhores condições de vida às pessoas que necessitam de apoio por algum sofrimento psíquico. A secretária da Saúde, Maria Lizete Orth, falou sobre as atividades oportunizadas através das Oficinas Terapêuticas.

Durante o encontro, a tutora e psicóloga Rafaela Sandri falou sobre o projeto “Caminhos do Cuidado: formação em saúde mental”, organizado pela Fiocruz (RJ) e o Grupo Hospitalar Conceição (RS), através do qual o Ministério da Saúde está oferecendo capacitação para as agentes comunitárias de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família, visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares. Todas as agentes comunitárias de saúde e uma técnica de enfermagem de cada ESF de Tapera estão realizando o curso. Na oportunidade, foram apresentadas algumas ações pós-capacitação e ouvidos depoimentos de profissionais e usuários em recuperação.

A coordenadora da Saúde Mental da 6CRS, Miriam Mattos, solicitou apoio de todos os membros da saúde para haja uma disseminação dos conhecimentos para todos os profissionais da área. Também foram avaliadas as internações psiquiátricas e os trâmites que oportunizam essas internações.

(Michelle Corazza – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: