Tapera se destaca como município que investe em leitura

O município de Tapera está entre as cidades do Rio Grande do Sul que mais investiram em material bibliográfico entre 2009 e 2013. Os gastos com livros didáticos não foram considerados.  A pesquisa, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi divulgada na segunda-feira, 10/11, durante a Feira do Livro de Porto Alegre.

Na região de Passo Fundo, Tapera está entre os cinco municípios que mais investiram em livros. Em relação às despesas totais do município, Tapera ocupa a quarta posição de maior investimento, com 0,1264%, ou seja, R$ 30.002,00.

De acordo com a Lei Federal nº 12.244, de 24 de maio de 2010, os municípios serão obrigados, a partir de 2015, a ter um acervo bibliográfico que contemple, “no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares.”

Cabe ressaltar que o município de Tapera, através da Biblioteca Pública Municipal, recebeu o prêmio Amigo do Livro 2013, no dia 23 de abril de 2014, em reconhecimento aos projetos e ações desenvolvidas com vistas à construção de uma sociedade mais leitora. Atualmente, além do empréstimo de livros, Tapera proporciona à comunidade o Troca-Troca, o Café com Leitura e a Caravana da Leitura.

O acervo da Biblioteca Pública Municipal de Tapera conta com 23 mil livros e a Caravana da Leitura disponibiliza 2 mil exemplares. Mensalmente, são realizados aproximadamente 2 mil empréstimos. Além disso, cada escola municipal possui o seu acervo.

(Michelle Corazza – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: