Tapera recebe Ospa em grande concerto

Postado em 11 novembro 2016 07:22 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A orquestra interpreta trechos de óperas e música latino-americana na programação de inauguração do Auditório do Centro de Eventos da cidade. É no dia 13 de novembro, domingo, às 19h, com entrada franca. A regência é do maestro Tiago Flores. A soprano Carolina Veloso é a solista convidada.

A trilha do fim de tarde dos taperenses no dia 13 de novembro, domingo, será repleta de trechos de óperas e de música latino-americana, entre outras composições sinfônicas. Às 19h, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza uma apresentação especial em Tapera dentro da programação de inauguração do Auditório do Centro de Eventos da cidade. O maestro Tiago Flores rege o concerto, que conta com a participação especial da soprano Carolina Veloso. O evento tem entrada franca e integra a Série Interior de concertos da Ospa, promovida em parceria com a Corsan.

Sobre o programa

A “Abertura Coriolano”, obra de Ludwig van Beethoven (1770-1827) inspirada em uma peça teatral homônima de H. J. von Collin, abre o concerto. Depois, o gênero operístico é homenageado com a execução de “Carmen Suíte nº 1”, mais célebre ópera de Georges Bizet (1838-1875). Na sequência, Carolina Veloso, solista convidada, sobe ao palco para interpretar duas árias de Giacomo Puccini (1858-1924), considerado precursor do teatro musical moderno: “Quando me’n vo'” de La Bohéme e “Chi il bel sogno di Doretta” de La Rondine. Ainda destacando a música lírica, Carolina canta “S’altro che lacrime” de La Clemenza di Tito, última ópera de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

A exibição segue com o Prelúdio das Bachianas nº 4, parte da série de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) que mescla material folclórico nacional com uma homenagem ao estilo de Bach. Depois de um retorno à música europeia com a “Valsa do Imperador” de Johann Strauss II (1825-1899), a orquestra interpreta, para fechar a apresentação, duas peças inspiradas em danças de nosso continente. Primeiro, a “Dança Brasileira nº 1” de Camargo Guarnieri (1907-1993), que explora ritmos e melodias da cultura nacional, e depois “Libertango” de Astor Piazzolla (1921-1992), obra que simboliza a transição do tango clássico para o “Tango Nuevo”.

Sobre o maestro

Tiago Flores é regente da Orquestra de Câmara da ULBRA desde sua fundação, foi diretor artístico da Ospa entre 1999 e 2001 e entre 2011 e 2014. Graduado pela Universidade Federal do RS sob a orientação de Arlindo Teixeira, especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov. Como regente convidado, atuou à frente de destacadas orquestras nacionais e estrangeiras. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do RS, o prêmio Açorianos de Melhor CD Instrumental em 2006, e o Açorianos de Melhor Espetáculo 2008 com o show “Beatles – Magical Classical Tour”.

Sobre a solista

Carolina Veloso é bacharela em canto lírico pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduada em Musicoterapia pela mesma instituição. Apresentou-se como solista com orquestras como a da Fundarte e a da Unisinos, e em óperas como “A Flauta Mágica” de Mozart, “Carmen” de Bizet e “Aida” de Verdi. É sócio-fundadora do Instituto de Criatividade e Desenvolvimento, trabalha como Musicoterapeuta no Centro Gaúcho de Musicoterapia, atua como preparadora vocal do Coral do Grêmio Náutico União e integra o Vocal TAKT. Tem se aperfeiçoado em cursos e masterclasses com mestres do canto lírico do Brasil, Japão, Itália, Hungria, Uruguai e Espanha. Atualmente recebe orientação vocal e de repertório do tenor Flávio Leite.

Sobre a Série Interior de Concertos

Depois da inédita inauguração de Temporada de 2015, ocorrida pela primeira vez na história da orquestra no Interior do Estado, a Ospa voltou a fazer o concerto de abertura do ano fora de Porto Alegre em 2016, reforçando a meta de tornar mais constante sua presença pelas diferentes cidades do RS. A “Série Interior” de apresentações concretiza esse compromisso, colocando municípios diversos na rota da orquestra. Promovida pela Fundação em parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a série leva alguns dos mais qualificados maestros e solistas gaúchos a Teatros, Igrejas e Auditórios de toda a região.

O concerto da Ospa em Tapera é realização conjunta com a Prefeitura Municipal da cidade e com o Sesc.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br telefone (51) 32227387.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2016 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul e Corsan (Apoio: Ipiranga e Thyssenkrupp). A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.

Concertos da Ospa em Tapera | Série Interior

Quando: 13 de novembro de 2016, domingo, às 19h
Onde: Auditório do Centro de Eventos de Tapera (Avenida XV de Novembro, Centro, Tapera)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA
Ludwig van Beethoven: Abertura Coriolano
Georges Bizet: Carmen Suite nº 1
Giacomo Puccini: “Quando me’n vo'” da ópera La Bohéme
Giacomo Puccini: “Chi il bel sogno di Doretta” da ópera La Rondine
Wolfgang Amadeus Mozart: “S’altro che lacrime” da ópera La Clemenza di Tito
Heitor Villa-Lobos: Preludio das Bachianas nº 4
Johann Strauss II: Valsa do Imperador
Mozart Camargo Guarnieri: Dança Brasileira nº 1
Astor Piazzola: Libertango

Regente: Tiago Flores
Solista: Carolina Veloso (soprano)

Postado em 11 novembro 2016 07:22 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop