TAPERA – Programa Sementes Banrisul

Postado em 14 fevereiro 2020 10:12 por jeacontece
15.292.411/0001-75

O programa tem a finalidade de incentivar a produção diversificada de alimentos de qualidade, produzidos com base ecológica nas propriedades das agricultoras familiares, predominantemente a produção de hortigranjeiros para o autoconsumo com base nas culturas de acordo com a época adequada de plantio, conforme o zoneamento agroclimático, de cordo com a sua adaptação no município.

Segundo, o extensionista da Emater de Tapera, Jair Ross, o projeto foi previsto na utilização de diversas sementes de cultivares de hortigranjeiros, cucurbitáceas (abobrinha, melão e moranga), melão, tomate, agrião, cebola, rúcula, alface, agrião, entre outros, possíveis de serem cultivadas no período previsto e nas condições que o solo e irrigação dispõem.

Neste sistema produtivo tem a finalidade de preservar dos hábitos alimentares, conhecimentos, tecnologias e práticas agrícolas, baseadas nos princípios da agroecologia, através de manejos que conservem o solo e satisfação as necessidades básicas de alimentos da família, fortalecendo a sua segurança alimentar.

Os resultados esperados foram baseados na Soberania e Segurança Alimentar, a partir do projeto intitulado ” Produzindo Alimentos de Verdade ” afim de obter uma produção diversificado e alta qualidade, através da implantação de sistemas produtivos adequados a ser trabalhados com o grupo de mulheres.

No município de Tapera, a Emater em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura Municipal. As parcerias foram fundamental para o êxito do projeto proposto, que tem a finalidade de somar esforços com a sua contribuição.

Serão atendidas no projeto 39 famílias de agricultoras familiares, residentes nas seguintes comunidades do meio rural: Linha São Luis, Linha São Pedro, Linha Arroio Angico, Linha São Rafael, Barra do Colorado, Linha Teutônia, Linha São João, Esquina da Sorte, Linha Cinco Irmãos.

O interesse na realização do projeto, foi baseado na necessidade de ampliar a produção de alimentos de qualidade ,a serem produzidos nas unidades familiares, proporcionando diversos benefícios à saúde humana.

A prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural adequada às condições de vida e aos interesses das famílias meio rural é uma das formas de melhorar os aspectos de produção diversificada. Contudo ela não se realiza sem o aporte das condições para o desenvolvimento produtivo, é neste aspecto que a necessidade de sementes de boa procedência se faz necessário.

As famílias beneficiárias no projeto receberam formação e visitas técnicas para a implementação das unidades de produção.

Postado em 14 fevereiro 2020 10:12 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop