TAPERA – Programa A União Faz a Vida inicia projeto de implantação de cooperativas escolares

Postado em 23 novembro 2018 06:52 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Na sexta-feira, 16, foi realizado um encontro na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista Mocelin, na Vila Paz, em Tapera, sobre Cooperativas Escolares, com a condução do renomado professor Everaldo Marini, referência nacional no tema.

Estiveram presentes os professores dos anos finais e direção da escola; a secretária municipal de Educação, Maria Regina Bósio Salvadori; a coordenadora local do Programa A União Faz a Vida, Verônica Spezia de Matos; as coordenadoras pedagógicas do município, Lucimara Karpe Canova e Solange Teresinha Vieira Goettems; o presidente da Sicredi Integração Rota das Terras RS, Sérgio Luiz Tonello; o gerente da agência de Tapera, Igor Valentin Grhal; e as assessoras pedagógicas da Greta Consultoria.

O professor falou sobre o propósito, ambiente e funcionamento de uma cooperativa escolar, destacando que ela se desenvolve como um laboratório de aprendizagem para alunos e comunidade, onde são vivenciados os sete princípios do cooperativismo: adesão voluntária e livre; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; e interesse pela comunidade. “Através da cooperativa os alunos tomam conhecimentos relacionados à autogestão, ao empreendedorismo, a educação financeira e a valorização e respeito ao próximo”, disse. Outro ponto destacado por Marini foi o protagonismo dos jovens, uma vez que somente eles poderão ser sócios da cooperativa, sendo responsáveis pela administração e condução dos projetos, tendo o acompanhamento de um professor orientador que os auxilia.

Conforme Tonello, o encontro faz parte do projeto piloto de implantação de uma cooperativa escolar, dentro do Programa A União Faz a Vida, na área de atuação da Sicredi Integração Rota das Terras RS. “A ideia é aprender com esta cooperativa e depois expandir a iniciativa para outras escolas”. O presidente destacou que a implantação da cooperativa estimula os alunos a realizarem todo o processo de planejamento, fundação e funcionamento. “Os aprendizados contribuem com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável”, disse.

No decorrer de 2019, o professor Everaldo Marini conduzirá mais dois encontros de formação com os professores da escola, além de uma reunião de esclarecimentos do projeto aos pais e encontros de formação para os alunos que conduzirão a cooperativa escolar.

Postado em 23 novembro 2018 06:52 por jeacontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop