Nos dias 1º e 2 de junho, os professores e supervisores de Educação Infantil da Rede Municipal, visitadoras do PIM, agentes de saúde, profissionais da Assistência Social e equipe da SMECDL participaram da formação pelo Centro de Estudos da Cultura da Infância- CECI, de São Paulo. O encontro aconteceu no Centro de Convivência do Idoso em Tapera.
O trabalho foi realizado pela mestre em Educação Mariangela Carocci. O programa foi desenvolvido em seis módulos que abordaram, entre outros, os seguintes assuntos: A Arte como linguagem de expressão e apropriação do mundo; Ateliê – a experimentação, observação e valorização da produção infantil; Brincadeiras e jogos para potencializar e estimular as conexões cerebrais; Saúde física e emocional da criança, Desenvolvimento das funções executivas do cérebro na Primeira Infância; Literatura: construindo andaimes para a aprendizagem e Brincadeiras musicais para ativar o corpo e a mente.
O grupo recebeu embasamento teórico e participou de atividades práticas, partindo-se do princípio que as crianças se desenvolvem de forma integrada nos aspectos cognitivo, afetivo, físico- motor, moral, linguístico e social, na interação com as pessoas e com o meio.
Mariangela destacou a importância do papel do mediador, cuja intenção deve ser a de facilitar os processos de desenvolvimento das crianças, sendo observador, motivador, desafiador e provocador de ações que contribuam com o pleno desenvolvimento infantil, uma vez que as crianças estão com as janelas de oportunidade abertas, com o cérebro repleto de neurônios conectados e realizando o máximo de sinapses e aprendizagens.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Regina Salvadori, o objetivo da formação é trabalhar os profissionais que atuam com crianças, nas mais diferentes áreas, para que possam oferecer um trabalho de qualidade e afeto: “dessa forma, as crianças poderão se desenvolver em todos os aspectos, com autoestima, segurança e autonomia, sendo felizes”, acrescentou.
A Secretaria Municipal de Educação agradece ao grupo de voluntários do município: Inês Bauermann, Sicredi-Rota das Terras, ACIT, Fundação Marasca, Padaria Dona Elza, CEGEL, Osvaldo Henrichs Filho, que possibilitaram a realização dessa ação em favor da qualidade da educação em Tapera.
(Michelle Corazza – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tapera)