Nesta quarta-feira, dia 17 de julho, foi realizado mais um dia de encontro chamado de “Dia D”, reunindo os professores do município de Tapera (redes municipal, estadual e particular) para a construção do Referencial Curricular Municipal. Reunidos em grupos de trabalho contemplando os anos de escolaridade e componentes curriculares, os professores avaliaram os aspectos mais importantes para o trabalho em sala de aula com os alunos, de forma prática e participativa.
Esta programação contemplou o segundo de três encontros previstos para a construção do Referencial. O primeiro foi no mês de junho. Nesta quarta-feira (17/07), os mais de 180 professores participantes realizaram a organização das atividades da seguinte forma: no Centro de Eventos, estiveram reunidos os professores da educação infantil; na EMEF Francisca Cerutti, os professores dos anos iniciais (1º ao 5º ano do ensino fundamental) e na EMEF Presidente Costa e Silva, os professores de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental formaram grupos de trabalho por componente curricular: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, etc. A partir da análise e estudo da Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Curricular Gaúcho, os professores trouxeram contribuições a partir de sua prática em sala de aula, compondo desta forma o Referencial Curricular do nosso Município. Este documento será apresentado na Conferência Municipal a ser realizada no dia 29 de agosto no Centro de Eventos, com a presença dos professores participantes das atividades, autoridades, equipe da Secretaria Municipal de Educação, membros do Conselho Municipal de Educação e aberto à comunidade interessada.
As coordenadoras pedagógicas Lucimara Karpe Canova e Solange Teresinha Vieira Goettems e a secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Maria Regina Bósio Salvadori estão satisfeitas com os resultados da atividade e agradecem a todos os professores, supervisores e diretores das escolas, e a todos os coordenadores dos grupos pelo dia dedicado a pensar e refletir sobre a educação no município.